O desestímulo ao agrupamento de pessoas favorece a procura por formas de diversão envolvendo apenas membros de uma mesma família ou, no máximo, amigos mais próximos. Uma consequência dessa nova tendência de comportamento é o aumento da procura por itens destinados ao lazer em casa, com destaque para as piscinas, como já foi observado pela Dilutec, empresa fornecedora de gelcoat que já notou o aumento da demanda pelo produto.

O gelcoat é uma combinação de resinas, pigmentos e aditivos usada para proteger peças em compósitos. No caso das piscinas, confere o acabamento uniforme e a boa aparência às superfícies. “Aglomerações tendem a ser cada vez mais desestimuladas. As pessoas procurarão formas de diversão mais intimistas, se possível dentro de suas casas ou em ambientes seguros. Isso deve impactar de forma positiva o setor de piscinas de compósitos”, avalia Marcos Pannellini, gerente comercial da Dilutec.

A empresa já havia expandido a sua capacidade instalada em 2019, ampliando em 40% seu potencial de produção, que alcança hoje 220 toneladas/mês de gelcoat, suficiente para enfrentar a perspectiva de aumento de demanda. No entanto, desenvolveu recentemente uma família de produtos que proporcionam efeitos especiais, tais como metalizado ou perolado, às peças de compósitos. Denominada Colorgel Effect, a novidade é recomendada para os fabricantes de barcos, piscinas, lavatórios e banheiras, entre outros produtos, e foi criada a partir da consulta de um cliente.

Para as aplicações quimicamente mais agressivas, caso das que ficam em contato com a água, o material é fornecido com base em resina isoftálica. Para os ambientes menos complexos, recomenda-se a formulação a partir de resinas ortoftálicas. As cores disponíveis no momento são prata, preto, dourado e azul.


 

Compra da piscina puxa o consumo de outros itens

A compra de piscinas aquece também a demanda por uma série de outros itens fabricados em compósitos ou em termoplásticos, tais como cadeiras, mesas e itens de recreação em material espumado, cujo consumo tende a crescer na medida em que se aproxima o verão.

O investimento na estrutura doméstica de lazer também favorece fabricantes de mármore sintético, tendo em vista que as áreas onde são instaladas as piscinas ficam próximas a churrasqueiras, que, por sua vez, costumam ter bancadas e pias, para as quais o mármore sintético representa uma opção com boa relação custo-benefício e variedade de acabamento.

Outro segmento que tende a se beneficiar das circunstâncias pós-pandemia é o náutico. “A compra de um barco de ‘fibra’, mesmo que pequeno e de baixa motorização, passará a fazer parte dos planos das famílias que desejam se divertir juntas e de forma segura”, salienta o gerente comercial.

 

 

Brasil, 2º maior consumidor mundial de piscinas

A Associação Latino-americana de Materiais Compósitos (Almaco) estima que atualmente cerca de 5% desses materiais são destinados às aplicações de lazer, recreação e ao setor náutico. Os principais itens fabricados são piscinas, embarcações, toboáguas, pranchas de surf e esqui aquático, varas de pesca, brinquedos etc.

De acordo com dados da instituição, o Brasil é o segundo maior mercado de piscinas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Das cerca de 3 milhões de piscinas instaladas hoje no País, 1 milhão foram fabricadas em material compósito. Trata-se de um produto cuja demanda vem se recuperando nos últimos três anos, mas ainda está abaixo da registrada em 2017.

 

Conteúdo relacioando:

Higienização do chão de fábrica: parâmetro do "novo normal"

Barreiras de proteção em PETG

 

Fotos: Dilutec

 

#fabricaçãodepiscinas

#Almaco

#Dilutec








Mais Notícias PI



Novo filme antiviral para proteção de superfícies

Empresas brasileiras desenvolveram um filme plástico composto por polipropileno, micropartículas de prata e sílica. A formulação é capaz de inibir a ação de microrganismos.

01/10/2020


Evento on-line sobre embalagens plásticas em outubro

Programação será composta por webinars a respeito de embalagens plásticas para acondicionamento de alimentos e bebidas, entre outros assuntos relacionados a esta área.

29/09/2020


Máquinas de triagem de grânulos são fabricadas no Brasil

Fabricante de máquinas para separação de grânulos plásticos desenvolveu uma linha que conta com tecnologia óptica de detecção de cores oriunda do Japão.

29/09/2020