Sem abrir mão de todas as tendências tecnológicas no setor de plásticos, a fabricante alemã de injetoras Krauss Maffei, com unidade brasileira em Cotia (SP), anunciou durante a K Preview que um dos seus principais destaques na feira K, que acontece em outubro, em Dusseldorf (Alemanha), será um equipamento simples, preciso e que promete bom desempenho na moldagem de peças técnicas para setores como o eletroeletrônico, automobilístico, de embalagens e de tecnologia médica.

 

O argumento da empresa para apostar na simplicidade são as novas características do mercado, que exigem das fabricantes de produtos plásticos mais flexibilidade e agilidade para atender mercados diferentes ao mesmo tempo, ou mudar linhas de produtos com facilidade.

 

As novas séries são a PX precisionMolding, 100% elétrica, e a GX powerMolding, em versão hidráulica. Com elas, a empresa vai demonstrar durante a feira a moldagem de peças para os setores automotivo e de brinquedos. Ambas as séries foram introduzidas no mercado asiático em 2019, onde tiveram boa aceitação, e agora serão lançadas nos mercados europeu e das Américas. O maior atrativo dos equipamentos é a qualidade associada à marca alemã somada a aspectos como eficiência energética e rápido retorno do investimento (ROI).

 

Durante a feira, um modelo da linha precisionMolding 160-750, com força de 1600 kN será usado na moldagem de uma raquete de tênis de brinquedo (foto à esquerda) usando um bioplástico fornecido pela FKUR, para demonstração da capacidade da máquina em tratar das flutuações de processo que são típicas do trabalho com biomateriais. Um robô do tipo pick and place atuará em linha, contribuindo também para a demonstração dos recursos da empresa nos quesitos automação, integração e conectividade.

 

Da linha powerMolding será exibido um modelo 1300-1900, com força de 13.000 kN, produzindo módulos de portas automotivas (foto à direita) a partir de PP 100% oriundo da reciclagem de tampas de canetas para dosagem de insulina, as quais serão moídas e reprocessadas em extrusoras dupla rosca da linha ZE28 BluePower, também da empresa, e aditivadas com agentes de acoplamento e pigmentos líquidos.

 

 

 

 

Simplicidade baseada em dados

Embora pareçam simples, as apresentações serão baseadas no uso do APC (adaptative process control), tecnologia digital desenvolvida pela Krauss Maffei para evitar flutuações de processo com base na análise de dados de produção e soluções de computação em nuvem para trabalho conjunto com empresas parceiras. Uma parceira com a desenvolvedora de periféricos Motan, por exemplo, levou à medição de emissões em CO2 por quilo de material processado, além da medição contínua do consumo energético, em kW/kg, durante o processo de injeção. Com isso foi possível desenvolver ainda uma calculadora de impacto ambiental das atividades produtivas.

 

Formulação direta de compostos reciclados

A Krauss Maffei enxergou no momento atual a melhor ocasião para retomar a promoção de um processo já conhecido da empresa, denominado DCIM (de direct compounding injection molding, algo como “injeção direta a partir da formulação do composto”), ou, simplificando, a injeção direta de material composto, que pode, também, ser reciclado. Trata-se de uma extusora construída a montante de uma injetora, que executa a formulação direta de compostos e permite que empresas de transformação formulem os seus compostos, inclusive a partir de material reciclado. As novas técnicas de monitoramento e controle consolidaram este processo como uma opção interessante para recicladores e transformadores.


 

Fotos: Constanze Tillmann/ Messe Düsseldorf


 

Leia também:

Ingressos e planejamento da visita à feira K 2022

Extrusoras de rosca dupla promovem reciclagem mais eficiente

 

#feiraK #KraussMaffei



Mais Notícias PI



Locação de dispositivos móveis corporativos

Serviços de locação de smartphones e tablets industriais são oferecidos pela Simpress. Os dispositivos contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

16/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024