Um acordo em prol da reciclagem de peças plásticas presentes em equipamentos eletroeletrônicos, bem como de outros materiais, foi firmado por empresas integrantes do Movimento Circular e a GM&C, companhia com atuação no setor de logística reversa de resíduos situada em São José dos Campos (SP).

 

A parceria visa promover programas de reciclagem de resíduos eletrônicos e ações que têm como premissa engajar empresas, instituições de pesquisa e ensino, estabelecimentos comerciais, entre outros, em campanhas centradas na economia circular e sustentabilidade.

 

Programas de reciclagem de plásticos provenientes de equipamentos eletrônicos serão conduzidos por empresas brasileiras

Em comunicado à imprensa, foi informado que um dos objetivos desse trabalho é aumentar o índice de reciclagem de resíduos eletrônicos e reinserção de matérias-primas, tais como resinas recicladas, no ciclo produtivo no Brasil. Isso abrange a conscientização sobre o descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos e de baterias e pilhas em final de vida, por exemplo.

 

Para promover programas neste sentido as partes envolvidas pretendem realizar eventos e cursos para difundir conteúdo sobre reciclagem, economia circular, sustentabilidade e diversos outros temas. Isso, de acordo com Henrique Mendes, coordenador da GM&C, inclui estreitar relações entre empresas e entidades que têm interesse em apoiar e participar das ações propostas. “Com a expertise dos parceiros do Movimento Circular, temos como criar campanhas em escolas, prefeituras, empresas, entre outros, visando acelerar a implementação da logística reversa de eletroeletrônicos no Brasil”, complementou.

 

Daniel Guzzo, embaixador educacional do Movimento Circular, também comentou sobre os planos que acompanham as ações a serem realizadas: “chegamos a um ponto em que temos que escalar os conceitos que estamos desenvolvendo para fazer toda a jornada de inovação chegar até as grandes empresas, e sair do lugar de nicho. Temos que alcançar a maioria das pessoas ou não haverá tempo suficiente para a mudança”.

 

Interessados em participar do programa podem obter mais informações no site das instituições.


 

 

Imagens: GM&C, Movimento Circular e Pixabay


 

 

Conteúdo relacionado:

 

Instrumentos cirúrgicos poderão ser reciclados

 

Reciclagem de flexíveis: um desafio que vale a pena

 

#Sustentabilidade #GM&C #MovimentoCircular #PI



Mais Notícias PI



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025