Obter poliamida reprocessada de boa qualidade é um desafio para os recicladores, que a alemã Brüggemann se propôs a resolver desenvolvendo um aditivo que atua no polímero em nível macromolecular, ajustando a sua viscosidade relativa, seja aumentando a extensão das cadeias, quando elas são curtas, ou diminuindo-as quando muito extensas.

Os modificadores de cadeia estão sendo comercializados com a marca Bruggolen, e de acordo com informações da empresa, a adição de pequenas quantidades ao reciclado é suficiente para que ele adquira propriedades mecânicas adequadas para as mesmas aplicações que sua versão virgem, de viscosidade similar. Elimina-se assim a necessidade de misturar polímeros virgens aos reciclados para se obter o desempenho desejado.

Comercializados no Brasil pela Neotrade (Santo André, SP), os aditivos são fornecidos em grânulos que permitem a dosagem precisa na formulação, e estão disponíveis em diferentes versões. A TP-M1417 permite recuperar resíduos de poliamida de alta viscosidade, provenientes de filmes ou peças produzidas pelo processo cast. Recomenda-se adicionar uma pequena quantidade do produto durante a extrusão, o que já seria suficiente para baixar sua viscosidade e torná-lo adequado para processamento por injeção, como pode ser observado no gráfico....

Já a versão M1251 é recomendada para promover a extensão das cadeias poliméricas visando compensar a degradação sofrida pelo material durante seu processamento e uso prévios.

 

 

Estabilizantes para poliolefinas

A Bruggemann desenvolveu também, em parceria com o Instituto Fraunhofer, um sistema de estabilizantes altamente reativos para poliolefinas, capazes de reduzir ou neutralizar os efeitos da oxidação térmica e da foto-oxidação sofrida pelos produtos plásticos antes de chegarem às instalações de reciclagem. Os agentes serão gradativamente adaptados aos requisitos de nichos consumidores e mercados específicos, e em breve passarão a ser produzidos em larga escala, com garantia de qualidade.

 

foto: Representação da redução de viscosidade dos resíduos de PA 6.6 em relação à fração de aditivos acrescentada a eles

 



Mais Notícias PI



Reciclagem de tampas plásticas movimenta negócios e trabalhos sociais

Programa socioambiental dá sequência à coleta e comercialização de tampas de embalagens feitas em termoplásticos durante a atual crise sanitária visando ampliar parcerias.

23/07/2020


Coalizão para a reciclagem de PP

Instituições e empresas dos Estados Unidos lançam movimento que visa aumentar os índices de reciclagem do polipropileno, material que ainda é pouco reaproveitado.

08/07/2020


inpEV disponibiliza relatório de sustentabilidade gratuitamente

Estudo traz informações atualizadas sobre iniciativas nos ramos de logística reversa e reciclagem de embalagens e tampas plásticas. Aborda também ações que visam à conscientização acerca da higienização e descarte corretos de produtos pós-uso.

01/07/2020