A Altero Polímeros (São Paulo, SP), representante de fornecedoras mundiais de poliamida, também está trazendo para o Brasil os grades da chinesa Juheshun, cuja capacidade produtiva tem crescido exponencialmente nos últimos anos, tendo alcançado a segunda posição em vendas de PA 6 no mercado chinês, passando a expandir também o desenvolvimento de PA 66 e copolímeros.

Além de trazer ao País esta linha de materiais, a empresa brasileira tem investido em inteligência de mercado, com pesquisas específicas do setor de poliamida, um serviço que é oferecido aos seus clientes como subsídio para a tomada de decisões quanto à escolha de seus fornecedores.

 

Com passagem pelas grandes fornecedoras de poliamida, Nelson Luiz Altero, sócio-diretor da empresa, desenvolveu não só a visão estratégica, mas também o conhecimento técnico que auxilia empresas na eventual necessidade de substituição de materiais. “Pode-se dizer que no universo das poliamidas, apenas 25% das aplicações são específicas, necessitam da poliamida 6 ou da 66. Nos restantes 75% é possível alternar o uso da PA 6 e da 66, desde que se conheçam os requisitos das peças e as características desses materiais”, informou.

 

Os serviços de inteligência de mercado se baseiam na compilação de dados e a análise das perspectivas de mercado, relacionadas, por exemplo, ao crescimento global do mercado de poliamida e à diversificação do portfólio de produtos dela derivados, mas o foco no mercado brasileiro é constante, com o cruzamento de dados de instituições nacionais como a Receita Federal.

 

Aspectos como a crise do fornecimento da matéria-prima adiponitrila (ADN), que comprometeu a oferta mundial de poliamida 66, com reflexos até os dias de hoje, problemas técnicos em plantas mundiais, questões climáticas que impactam a questão logística dos produtos e o protagonismo da Ásia como fornecedora desses materiais são alguns dos temas levados em conta pela equipe da Antero ao efetuar as análises que são oferecidas os clientes para que eles tomem a melhor decisão de compra.

 

A empresa fornece hoje no Brasil os grades de poliamida fabricados pela Invista (EUA) e pela Juheshun (Cinha), além de duas traders, a RJM (EUA) e a Fista (Europa), as quais atuam na comercialização de materiais off-spec (fora de especificação), uma espécie de “ponta de estoque” das poliamidas, com boa margem para a negociação de preços.


 

Gráfico: Altero



 

Leia também:

 

Aumenta a demanda por aditivos retardantes de chama

Aumenta a confiança na indústria de manufatura


 

#AlteroPolímeros #poliamida



Mais Notícias PI



Geração de empregos é destaque no setor de transformação de plásticos

Versão atualizada do “Perfil das indústrias de transformação e reciclagem de plásticos no Brasil” traz informações sobre os principais setores consumidores de resinas em 2023 e destaca a geração de 370 mil empregos pelo setor.

08/10/2024


A indústria às voltas com o tsunami de produtos chineses

Grupo que representa 13 setores industriais, incluindo a Abiplast, alerta para o risco da invasão de produtos chineses no mercado brasileiro, descrita como um “tsunami” e que pode causar o corte de cerca de 500 bilhões em investimentos nos próximos anos.

01/10/2024


Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024