A Altero Polímeros (São Paulo, SP), representante de fornecedoras mundiais de poliamida, também está trazendo para o Brasil os grades da chinesa Juheshun, cuja capacidade produtiva tem crescido exponencialmente nos últimos anos, tendo alcançado a segunda posição em vendas de PA 6 no mercado chinês, passando a expandir também o desenvolvimento de PA 66 e copolímeros.

Além de trazer ao País esta linha de materiais, a empresa brasileira tem investido em inteligência de mercado, com pesquisas específicas do setor de poliamida, um serviço que é oferecido aos seus clientes como subsídio para a tomada de decisões quanto à escolha de seus fornecedores.

 

Com passagem pelas grandes fornecedoras de poliamida, Nelson Luiz Altero, sócio-diretor da empresa, desenvolveu não só a visão estratégica, mas também o conhecimento técnico que auxilia empresas na eventual necessidade de substituição de materiais. “Pode-se dizer que no universo das poliamidas, apenas 25% das aplicações são específicas, necessitam da poliamida 6 ou da 66. Nos restantes 75% é possível alternar o uso da PA 6 e da 66, desde que se conheçam os requisitos das peças e as características desses materiais”, informou.

 

Os serviços de inteligência de mercado se baseiam na compilação de dados e a análise das perspectivas de mercado, relacionadas, por exemplo, ao crescimento global do mercado de poliamida e à diversificação do portfólio de produtos dela derivados, mas o foco no mercado brasileiro é constante, com o cruzamento de dados de instituições nacionais como a Receita Federal.

 

Aspectos como a crise do fornecimento da matéria-prima adiponitrila (ADN), que comprometeu a oferta mundial de poliamida 66, com reflexos até os dias de hoje, problemas técnicos em plantas mundiais, questões climáticas que impactam a questão logística dos produtos e o protagonismo da Ásia como fornecedora desses materiais são alguns dos temas levados em conta pela equipe da Antero ao efetuar as análises que são oferecidas os clientes para que eles tomem a melhor decisão de compra.

 

A empresa fornece hoje no Brasil os grades de poliamida fabricados pela Invista (EUA) e pela Juheshun (Cinha), além de duas traders, a RJM (EUA) e a Fista (Europa), as quais atuam na comercialização de materiais off-spec (fora de especificação), uma espécie de “ponta de estoque” das poliamidas, com boa margem para a negociação de preços.


 

Gráfico: Altero



 

Leia também:

 

Aumenta a demanda por aditivos retardantes de chama

Aumenta a confiança na indústria de manufatura


 

#AlteroPolímeros #poliamida



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024