A indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis cresceu 4,3% no primeiro  semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado, ao passo que o consumo aparente desse tipo de embalagem aumentou em 6%. Esses são os dados da pesquisa feita pela Maxiquim com exclusividade para a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF).

 

Esses índices representam uma produção de 1.070 mil toneladas e um consumo de 1.041 toneladas no primeiro semestre deste ano, com o polietileno de baixa densidade (PEBD) e o polietileno linear de baixa densidade (PELBD) compondo 77% do total. Na sequência vêm polipropileno (PP), com 16% de participação, e polietileno de alta densidade (PEAD), com 7%.

 

No entanto, Rogério Mani, presidente da Abief, avalia que o crescimento pode ter sido ainda mais significativo: “Se considerarmos a produção em unidades e não toneladas, vemos que esta alta é bem superior. Infelizmente ainda não conseguimos utilizar esta métrica para computar o volume de produção do setor de embalagens flexíveis. Mas ela certamente daria uma visão mais apurada e importante porque reflete os esforços do setor rumo à economia circular. Nos últimos dez anos, a indústria de flexíveis avançou muito neste sentido, promovendo, entre outras coisas, a redução do peso das embalagens, a diminuição do espaço livre (head space) e a melhor adequação dos tamanhos. Estamos produzindo embalagens mais leves”, comentou.

 

Outro ponto a destacar na busca pelo aumento da reciclagem e da circularidade das embalagens flexíveis, evidenciada pelo estudo da Maxiquim, é que as embalagens monocamada predominam, com uma participação de 56% no total produzido.

 

Em média, 80% dos filmes produzidos no Brasil se destinam à produção de embalagens, tendo a indústria de alimentos como o principal cliente, com um market share de 41%. O segundo maior mercado para filmes são embalagens para o varejo (17%), seguido por agropecuária (13%) e bebidas (12%). As exportações de embalagens plásticas flexíveis brasileiras também tiveram um desempenho positivo nos primeiros seis meses de 2023, com uma alta de 3,8% em comparação ao último semestre de 2022.

 

“Estamos otimistas em relação ao fechamento do ano. Especialmente quando consideramos a produção industrial que, em junho, reverteu uma queda que ocorria mês a mês desde dezembro de 2022”, pondera Rogério Mani. Outro ponto favorável é o fato de a indústria de embalagens plásticas flexíveis representar cerca de 30% da produção total da indústria de transformação de plásticos.

 

“Por isso, a expectativa é que a demanda brasileira de embalagens plásticas flexíveis siga a trajetória de crescimento registrada nos últimos anos. Este não é movimento local, mas global. Dia a dia vemos produtos nascendo em embalagens flexíveis e outros, existentes, tendo suas embalagens redesenhadas e substituídas por soluções com filmes plásticos”, completou Mani.

 

A análise do desempenho da indústria realizada pela Maxiquim para a ABIEF contempla todos os tipos de embalagens plásticas flexíveis, além de sacolas, sacos plásticos e filmes utilizados no agronegócio. Segundo a pesquisa, o setor é composto por 4.079 empresas, sendo que mais de 80% estão nas regiões Sul (1.166) e Sudeste (2.239) do País.

 

 

Imagem: Freepik

 

Leia também:

 

Indústria vai investir em produtividade

 

Produção de biopolímeros pela Braskem aumentou em 30%

 

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024