Uma das patrocinadoras do evento K Preview, a alemã Reifenhauser antecipou no evento algumas das novidades que vai levar para a feira K, que acontece em outubro deste ano, em Dusseldorf.
Tendo como ponto estratégico a operação totalmente automatizada de instalações de extrusão, as divisões de filmes soprados, filmes cast e revestimentos exibirão os resultados de pesquisa e desenvolvimento feitos nos últimos três anos, desde a última edição da feira.
Dentre as novidades está a tecnologia Machine Direction Orientation (MDO), que promove o aumento da resistência de filmes por meio da orientação do material durante a produção, permitindo a fabricação de embalagens monomateriais facilmente recicláveis sem a adição de camadas. O sistema é uma resposta à entrada em vigor do PPWR, que regulamenta a destinação de resíduos de embalagens na Europa, e que fez aumentar a demanda por tecnologias de produção de filmes recicláveis.
Já o sistema patenteado PAM (preciso, autônomo, mecatrônico) para linhas de filmes planos, utiliza atuadores mecatrônicos para controlar automaticamente o adaptador de coextrusão e a matriz durante a operação. A segunda geração deste sistema será apresentada pela primeira vez na K.
O grupo reunirá ainda as suas soluções digitais e de aprendizagem sob a marca Reifenhäuser NEXT, nova unidade de negócios dedicada à IA industrial, que apresentará seu novo portfólio de produtos pela primeira vez na K.
"O objetivo é fazer com que nossos clientes não dependam da qualificação de seus operadores de máquinas", afirmou o CSO da empresa, Marcel Perrevort.
Acompanhe as atualizações semanais sobre a Feira K no hub de conteúdo K 2025 no portal da Plástico Industrial.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagens: Reifenhauser
Leia também:
Tecnologia como aliada: produtividade mais acessível para pequenas e médias indústrias de plásticos
Mais Notícias PI
Aumentar o fornecimento de resinas obtidas a partir de plásticos-pós consumo (PCR) é o objetivo das empresas parceiras. O trabalho envolve análise de materiais e elaboração de fichas técnicas.
01/07/2025
Desenvolvido para suportar altas temperaturas e tempo de residência, aditivo da Adeka melhora o desempenho de itens rotomoldados.
01/07/2025
InovaSopro acontece em agosto e vai reunir representantes do setor de máquinas, moldes e materiais para discutir avanços no processo usado na fabricação de frascos e peças técnicas.
01/07/2025