Uma parceria estabelecida entre institutos da rede Senai e o Grupo Siemens vai promover a digitalização de unidades de pesquisa e ensino, e a capacitação de profissionais para a indústria 4.0 por meio de cursos, palestras, visitas a centros especializados no desenvolvimento de sistemas digitais, entre outros.
A previsão é que isso seja realizado a partir de um acordo de cooperação que consiste no fornecimento de tecnologia digital pensada para a indústria de manufatura, o que abrange a indústria de transformação de resinas termoplásticas e a reboque companhias da área de usinagem, de corte, conformação e soldagem de chapas e tubos metálicos, além do ramo de manufatura aditiva (impressão 3D), por exemplo.
Foi informado em comunicado à imprensa que o acordo também vai promover a especialização do corpo docente das escolas Senai e dos Institutos Senai de Inovação e de Tecnologia (ISI e IST), e a participação de profissionais de áreas interdisciplinares. Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai, comentou que “com a parceria com a Siemens, o Senai fortalece sua atuação na formação de profissionais e na incorporação de tecnologias nas escolas e nas indústrias”.
Além disso, foi divulgado que os trabalhos previstos incluem o acompanhamento de projetos para a digitalização de parques fabris e instituições educacionais ligadas à indústria de manufatura.
Mais informações podem ser obtidas no site do Senai Cimatec ou pelo telefone 0800-011-9484.
Imagem: Freepik, Siemens/Senai, Divulgação.
Leia também:
Robotização e transformação digital integradas
Competências que podem acelerar a digitalização da indústria
#Senai #Siemens #Indústria40 #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025