Uma parceria estabelecida entre institutos da rede Senai e o Grupo Siemens vai promover a digitalização de unidades de pesquisa e ensino, e a capacitação de profissionais para a indústria 4.0 por meio de cursos, palestras, visitas a centros especializados no desenvolvimento de sistemas digitais, entre outros.

 

A previsão é que isso seja realizado a partir de um acordo de cooperação que consiste no fornecimento de tecnologia digital pensada para a indústria de manufatura, o que abrange a indústria de transformação de resinas termoplásticas e a reboque companhias da área de usinagem, de corte, conformação e soldagem de chapas e tubos metálicos, além do ramo de manufatura aditiva (impressão 3D), por exemplo. 

 

Parceria entre Senai e Siemens visa promover a digitalização da indústria

Foi informado em comunicado à imprensa que o acordo também vai promover a especialização do corpo docente das escolas Senai e dos Institutos Senai de Inovação e de Tecnologia (ISI e IST), e a participação de profissionais de áreas interdisciplinares. Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai, comentou que “com a parceria com a Siemens, o Senai fortalece sua atuação na formação de profissionais e na incorporação de tecnologias nas escolas e nas indústrias”.

 

Além disso, foi divulgado que os trabalhos previstos incluem o acompanhamento de projetos para a digitalização de parques fabris e instituições educacionais ligadas à indústria de manufatura.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do Senai Cimatec ou pelo telefone 0800-011-9484. 


 

Imagem: Freepik, Siemens/Senai, Divulgação.


 

Leia também:

 

Robotização e transformação digital integradas

 

Competências que podem acelerar a digitalização da indústria

 

#Senai #Siemens #Indústria40 #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Automação de baixo custo é o foco da nova unidade da Igus no Brasil

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024


Máquina para soldagem a laser de plásticos é lançamento da Emerson

Equipamento proporciona soldagem livre de vibrações e é indicado para a união de peças plásticas com formato complexo para a área médico-hospitalar, indústria automotiva e de eletrodomésticos, entre outras.

04/06/2024