A empresa Materializa, com unidade em São José dos Campos (SP), comercializa equipamentos para manufatura aditiva (impressão 3D) indicados para a fabricação de peças especiais e/ou protótipos a partir de filamentos de materiais poliméricos.

Equipamento para impressão 3D de polímeros foi divulgado na última edição da Feimec

 

A impressora F430 (foto) é uma das que compõem o seu portfólio. A máquina é equipada com dois bicos para deposição de material e pode confeccionar peças de poliamida (PA), policarbonato (PC), de poli(ácido láctico) (PLA) e acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), bem como materiais com carga de fibras, entre outros.

 

Ela opera usando o processo Fused Deposition Modeling (FDM), ou Modelagem por fusão e deposição, em tradução livre, e conta com câmara com sistema de aquecimento controlado até 70 °C. Outras de suas características técnicas são mesa com aquecimento até 140 °C, temperatura do extrusor de até 420 °C, velocidade máxima de impressão de 300 mm/s e velocidade ideal para a impressão de 70 mm/s.

 

Segundo informações da empresa, que divulgou as linhas de equipamentos que comercializa na última edição da Feimec, realizada no início deste mês em São Paulo (SP), a impressora pode produzir peças com dimensões de 400 x 300 x 300 mm. O modelo conta também com display com tela sensível ao toque (touch screen) e sistema de detecção de ausência de filamento.

 

Também foi informado que o índice de precisão de impressão da máquina é de 12,7 µm e 1,25 µm.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3943-3991.


 

 

Imagem: Materializa

 

 

Leia também:

 

Filamento de PHA para impressão 3D

 

Plataforma digital para monitoramento do chão de fábrica feita no Brasil

 

#Impressão3D #Materializa #Polímeros #PI

 



Mais Notícias PI



Crescimento em grande escala no horizonte dos bioplásticos

Estudo traça previsões para os negócios com bioplásticos nos próximos 10 anos, levando em conta as oportunidades de mercado, o grau de maturidade tecnológica e os desafios a serem enfrentados.

18/08/2022


Curso online sobre blendas poliméricas

Propriedades e aplicações de blendas estão entre os temas que serão abordados por um especialista em polímeros.

16/08/2022


Bioplásticos na coleta de lixo orgânico

Curitiba vai testar o uso de sacos plásticos biodegradáveis na coleta de resíduos orgânicos.

16/08/2022