Em janeiro de 2022 o Burls Art – canal no YouTube voltado à fabricação de instrumentos musicais utilizando materiais alternativos – publicou um vídeo no qual utiliza plástico recuperado dos oceanos, em parceria com a 4ocean, para a confecção de uma guitarra elétrica.

 

O processo iniciou-se com a coleta e o transporte que diversos materiais recuperados ao longo da costa do sul da Flórida (EUA), incluindo embalagens metálicas, latas de alumínio, garrafas PET e itens de polietileno de alta densidade (PEAD), que são separados, pesados, classificados e moídos em pequenos em flakes. Desses materiais, o PEAD foi o utilizado para fabricar a estrutura do corpo da guitarra.

 

 

Após essa triagem e pré-processamento, o artista funde o plástico em um bloco único que é cortado e trabalhado para formar o corpo, seguido pelos demais componentes do instrumento. Para o braço, diversos canudos (também recuperados) e resina epóxi foram usados. Todo o processo foi documentado e pode ser visto no vídeo a seguir.

 

 

A 4ocean é uma empresa que retira material plástico dos oceanos (com divisões em países como EUA, Guatemala, Haiti e Indonésia), por meio de barcos próprios com capitães e tripulações profissionais em tempo integral, e os reverte em aplicações e produtos como pulseiras, ecobags, sacos e bolsas de praia, capas para celular, itens de vestuário, armações para máscaras entre outros produtos, os quais são vendidos em seu site.

 

Outros projetos no YouTube

Atualmente, diversos canais na plataforma como Brothers Make, One Army e plasticspossible, se dedicam à divulgação de trabalhos feitos com materiais plásticos. No Brasil, por exemplo, o canal UP – Universo Plástico utilizou o mesmo processo de Burls Art para criar, à época, uma placa do YouTube após ultrapassar os mil inscritos na rede.

 

 

 

A placa original, feita em material metálico e que só é enviada a canais que ultrapassam a marca de a partir de 100 mil inscritos, também foi replicada utilizando PEAD recuperado, proveniente de tampas de garrafas. No material disponível no site do canal há ainda  explicações de como foi calculado o volume de plástico necessário, sobre a simbologia de reciclagem e sobre o reprocessamento do polímero.

 

(Fotos: Burls Art e UP – Universo Plástico)


 

Conteúdo relacionado:

Reciclagem química de plásticos avança na Europa

Capacitação para cooperativas intensifica a reciclagem de plásticos



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024