A companhia japonesa UBE, com subsidiária em São Paulo (SP), desenvolveu uma linha de poliamidas (PA) recuperadas feitas a partir da reciclagem de aparas industriais. Os novos materiais já estão disponíveis para o mercado brasileiro e, devido às suas características, são altamente recomendadas para aplicações de monofilamentos.

 

Os dois novos grades disponibilizados são o r-UBE 01 (obtido da delaminação de filmes coextrusados, constituído por 100% PA6) e o r-UBE 19 (obtido por meio da reciclagem mecânica de filmes, sendo uma mistura de PA6 + CoPA 6/66), apresentado nas cores natural e colorido.

 

De acordo com a UBE, os grades são recomendados para a fabricação de monofilamentos voltados para a produção de redes de pesca, tênis e sacolas ecológicas, por exemplo. “Este lançamento está alinhado à estratégia de sustentabilidade da empresa, que tem como pilares a criação da cultura da reciclagem do náilon (aparas industriais e pós-consumo) e, agora, o uso de conteúdo reciclado em novos materiais, tangibilizando o conceito de circularidade”, pontuou Carolina Villela, executiva de vendas da UBE.

 

O lançamento desses novos materiais surge em meio à crescente demanda por materiais com conteúdo reciclado alavancada pela pressão do consumidor final. “Por isso mesmo, esperamos estender este conceito de conteúdo reciclado a outras linhas da UBE”, completou Villela.

 

Segundo ela, na área de filmes stretch e shrink, muito usados em embalagens secundárias, este conceito já está consolidado. Assim como na área de garrafas sopradas multicamadas. Neste caso, a PA produzida com aparas industriais é usada para compor a camada de “regrind”, substituindo o polietileno (PE) na estrutura.

 

Outra potencial aplicação é em filmes multicamadas para contenção de defensivos agrícolas, por oferecer menor permeabilidade a gases, por exemplo.

 

(Foto: UBE)

#poliamida #reciclagemdeplastico #novograde #reciclagem



Mais Notícias PI



A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024