A companhia japonesa UBE, com subsidiária em São Paulo (SP), desenvolveu uma linha de poliamidas (PA) recuperadas feitas a partir da reciclagem de aparas industriais. Os novos materiais já estão disponíveis para o mercado brasileiro e, devido às suas características, são altamente recomendadas para aplicações de monofilamentos.

 

Os dois novos grades disponibilizados são o r-UBE 01 (obtido da delaminação de filmes coextrusados, constituído por 100% PA6) e o r-UBE 19 (obtido por meio da reciclagem mecânica de filmes, sendo uma mistura de PA6 + CoPA 6/66), apresentado nas cores natural e colorido.

 

De acordo com a UBE, os grades são recomendados para a fabricação de monofilamentos voltados para a produção de redes de pesca, tênis e sacolas ecológicas, por exemplo. “Este lançamento está alinhado à estratégia de sustentabilidade da empresa, que tem como pilares a criação da cultura da reciclagem do náilon (aparas industriais e pós-consumo) e, agora, o uso de conteúdo reciclado em novos materiais, tangibilizando o conceito de circularidade”, pontuou Carolina Villela, executiva de vendas da UBE.

 

O lançamento desses novos materiais surge em meio à crescente demanda por materiais com conteúdo reciclado alavancada pela pressão do consumidor final. “Por isso mesmo, esperamos estender este conceito de conteúdo reciclado a outras linhas da UBE”, completou Villela.

 

Segundo ela, na área de filmes stretch e shrink, muito usados em embalagens secundárias, este conceito já está consolidado. Assim como na área de garrafas sopradas multicamadas. Neste caso, a PA produzida com aparas industriais é usada para compor a camada de “regrind”, substituindo o polietileno (PE) na estrutura.

 

Outra potencial aplicação é em filmes multicamadas para contenção de defensivos agrícolas, por oferecer menor permeabilidade a gases, por exemplo.

 

(Foto: UBE)

#poliamida #reciclagemdeplastico #novograde #reciclagem



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024