A Polen (Rio de Janeiro, RJ), especializada em sustentabilidade e logística reversa de embalagens, foi oficialmente habilitada como entidade gestora de logística reversa pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), na primeira homologação do tipo concedida a uma startup. Ao atender a todos os critérios do MMA, a Polen assegura que as empresas que contratam seus serviços estejam alinhadas com as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Isso inclui fabricantes de embalagens plásticas que podem usufruir dessa condição para cumprir metas e compromissos de sustentabilidade.

 

O reconhecimento foi possível graças à regulamentação da Lei de Incentivo à Reciclagem, que ocorreu no final de 2024 e busca profissionalizar o setor, ampliando a inclusão socioeconômica dos catadores, responsáveis por grande parte da triagem e coleta de resíduos.

 

“Com o apoio do MMA e os investimentos previstos para o setor, temos uma oportunidade única de consolidar o Brasil como líder em economia circular. Nosso papel será garantir que esses recursos se transformem em impacto positivo na ponta, gerando valor para cooperativas, empresas e sociedade”, comentou Renato Paquet, CEO da Polen (foto).


 

Além de oferecer apoio técnico e soluções inovadoras para a cadeia de reciclagem, a Polen tem se destacado por ampliar a profissionalização do setor, possibilitando não apenas a conformidade ambiental, mas também a geração de impactos positivos nas comunidades que integram essa cadeia.


 

A Polen opera de forma a transformar resíduos sólidos em ativos para as empresas envolvidas, atuando na comercialização de créditos de logística reversa usando a tecnologia blockchain, sistema descentralizado que permite apenas uma transação por vez, assegurando rastreabilidade e transparência às operações.


 


 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________


 

Imagem: frimufilms/Freepik


 


 

Leia também:

 

Nova associação vai representar as empresas de reciclagem


ABIHPEC é certificada como gestora de reciclagem de embalagens


Balanço de massa. Entenda o conceito que norteia a sustentabilidade no setor de plásticos.


 



Mais Notícias PI



Bracol aumenta o uso de PVC e PU reciclados na produção

A empresa adotou diretrizes de reciclagem de poli(cloreto de vinila) (PVC) e poliuretano (PU) proveniente de processos produtivos, material que passou a ser triturado em suas fábricas e reinserido na fabricação de calçados de segurança.

19/08/2025


Injetora elétrica vai processar espumas de material pós-consumo

A Engel vai demonstrar na feira K a fabricação de peças para a construção civil feitas de espuma de material reciclado.

12/08/2025


Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025