A Cengage Learning disponibiliza o livro Plásticos industriais - Teorias e aplicações, tradução da 5ª edição da versão norte-americana, redigido por Erik Lokensgard e com tradução técnica para o português, feita por cinco doutores especializados na área.
Este volume é um dos livros mais completos da área de polímeros, uma vez que suas 560 páginas exploram conteúdos que abordam desde a história dos plásticos, passando por conceitos técnicos, características, ciências aplicadas, até os mais diversos processos de transformação e suas aplicações no mercado. Seu público-alvo são os estudiosos envolvidos em programas de tecnologia de polímeros ou de plásticos, sendo um texto útil também para profissionais que desejam rever os conceitos básicos sobre o tema e permanecer atualizados sobre as tecnologias envolvidas na fabricação de plásticos.
Seus 23 capítulos abordam temas como: introdução histórica dos plásticos, situação atual da indústria dos plásticos, química elementar dos polímeros, saúde e segurança, propriedades e testes em plásticos, aditivos, caracterização e seleção de plásticos comerciais, usinagem, processos de moldagem (por injeção, por extrusão, de termofixos, por termoformação, de materiais líquidos, sopro, laminação, de materiais reforçados, entre outros), ferramentas e fabricação de moldes, entre outros.
Além disso, o livro possui apêndices tão detalhados quanto os capítulos regulares, que abordam tópicos como nomes comerciais e seus fabricantes, identificação de materiais, glossário e ainda fichas detalhadas dos principais materiais termoplásticos e termofixos citados na obra. A obra está disponível para compra no site da editora (www.cengage.com.br) pelo preço sugerido de R$ 254,90 na versão física e com preço sob consulta na sua versão digital (e-book).
Foto: Cengage Learning
Mais Notícias PI
A CTN desenvolveu dispositivos que conectam máquinas industriais e permitem a programação da execução de comandos, além da transmissão de dados provenientes da produção. O sistema é adaptável a máquinas injetoras.
12/08/2025
A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.
12/08/2025
Relatório setorial da ABIMO informa que a indústria de dispositivos médicos segue contratando e soma mais de 85 mil empregos diretos.
12/08/2025