A Associação Europeia de Fabricantes de Máquinas para Plásticos e Borracha (EUROMAP) publicou um rascunho da nova norma de segurança otimizada para máquinas conectadas (EUROMAP 81.2), com recomendações sobre a interface usada para a troca de dados de segurança operacional nesse tipo de instalação típico do conceito de indústria 4.0.

 

Esta interface deverá ser comum a todas as máquinas fabricadas na Europa ou em outros países que sigam a recomendação europeia, enquanto os dados relativos a sinais que não sejam relevantes para a segurança operacional continuam a seguir padrões como o OPC-UA.

 

A nova proposta de interface de comunicação entre máquinas conectadas “A e B” – sendo a máquina A uma injetora e a máquina B um robô, por exemplo – estabelece requisitos como:

 

- Todas as máquinas devem dispor de dispositivos de parada de emergência;

- o acionamento do dispositivo de parada na máquina “A” deve provocar também a parada da máquina “B”;

- a máquina “A” deve ser equipada com um dispositivo de segurança com controle integrado da máquina “B”.

 

A principal alteração em relação ao projeto anterior (81.1) é a extensão do caderno de especificações para o uso de dois dispositivos de segurança separados (por exemplo, parte frontal e traseira da máquina), cujos dados podem agora ser transmitidos por uma única interface. Para este tipo de projeto de máquina, torna-se necessário o uso da versão 81.2 da norma, cujo rascunho (em inglês) está disponível para download gratuito aqui.

 

Comentários e contribuições serão aceitos até o dia 1º de maio e deverão ser encaminhados à comissão técnica, aos cuidados de Dr. Mikula Thiem, pelo e-mail mikula.thiem@vdma.org.

 

 

Saiba mais sobre automação, conectividade e robótica aplicados à transformação de plásticos na seção Indústria 4.0 no portal da Plástico Industrial.

 

 

 _________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________



 

 

 

Imagem: macrovector/Freepik

 

 

Leia também:

 

Startup quer tornar a robótica colaborativa mais acessível

 

Pesauisa mostra aumento da adoção de IA na indústria em 2022

 

 

#Euromap



Mais Notícias PI



Automação de baixo custo é o foco da nova unidade da Igus no Brasil

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024


Máquina para soldagem a laser de plásticos é lançamento da Emerson

Equipamento proporciona soldagem livre de vibrações e é indicado para a união de peças plásticas com formato complexo para a área médico-hospitalar, indústria automotiva e de eletrodomésticos, entre outras.

04/06/2024