A PLMX passou a oferecer pacotes de serviços voltados ao desenvolvimento de processos e configuração de linhas de produção por meio de simulações em ambientes virtuais. Os trabalhos abrangem a digitalização de parques fabris e a pré-validação de procedimentos, podendo envolver ainda as propriedades de materiais usados na fabricação de itens e o rastreamento deles ao serem direcionados à comercialização.
Uma das primeiras etapas do processo consiste na constatação de eventuais problemas que possam estar relacionados, por exemplo, ao layout da fábrica, estágio em que é produzida uma cópia digital do espaço em questão, bem como do maquinário nele instalado, e iniciada a avaliação de possíveis modificações. Isso pode ser feito tanto por meio de consultoria como por treinamento usando softwares específicos, cuja licença pode ser adquirida ou locada. O diretor de produtos da empresa, Fábio Andreosi, disse que no caso da indústria do plástico esse procedimento pode ser aplicado em projetos de moldes e de ferramental comumente utilizados nessa área, assim como na determinação da espessura e do acabamento de componentes poliméricos desenvolvidos para aparelhos eletrônicos.
Os serviços englobam também o escaneamento de equipamentos e a obtenção de dados provenientes deles via conexão com sistemas digitais, além de processamento de dados em nuvem e gestão de inteligência artificial.
#molde #ferramental #software #plastic
Mais Notícias PI
Simpósio que será realizado em outubro vai tratar da computação e comunicação quânticas, e também de sensores ultraprecisos.
16/09/2025
A fabricante de injetoras Chen Hsong vai levar para a feira K um sistema baseado em inteligência artificial que otimiza o processo de injeção de plásticos, oferecendo recursos alinhados com os conceitos da manufatura inteligente.
16/09/2025
Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.
16/09/2025