A companhia de origem belga Solvay e a norte-americana Trillium Renewable Chemicals anunciaram a assinatura de uma carta de intenção para desenvolver a cadeia de suprimento de acrilonitrila de base biológica (bio-ACN).
Os termos do acordo prevêem que a Trillium fornecerá o bio-ACN à Solvay, que avaliará a possibilidade de usá-lo na fabricação de fibra de carbono, como parte de seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Dentre os possíveis segmentos usuários dessas fibras estão o aeroespacial, automotivo, energia e bens de consumo.
A acrilonitrila é um produto químico intermediário normalmente composto por matéria-prima de origem fóssil, enquanto o processo da Trillium para a obtenção do bio-ACN se baseia em matérias-primas à base de plantas, com menor pegada de carbono.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a Trillium, que se alinha bem ao nosso compromisso Solvay One Planet de mais que dobrar nossa receita com base em materiais renováveis ou reciclados até 2030”, comentou Stephen Heinz, chefe de pesquisa e inovação de compósitos da Solvay.
Conteúdo relacionado:
PET de origem vegetal na fabricação de garrafas para refrigerantes
#SolvayTrillium #acrilonitrila
Mais Notícias PI
A Engel vai demonstrar na feira K a fabricação de peças para a construção civil feitas de espuma de material reciclado.
12/08/2025
A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.
12/08/2025
A proibição de aditivos tóxicos e harmonização de normas internacionais para o design de produtos estão entre os tópicos abordados por membros da Fundação Ellen MacArthur, que comentaram sobre os caminhos para a criação de regras claras e obrigatórias visando ao estabelecimento de um tratado global robusto.
12/08/2025