A Zandei, fabricante de embalagens plásticas situada em Guaporé (RS), divulgou uma plataforma digital chamada “Retorna” que faz a avaliação do índice de reciclabilidade de frascos e recipientes usados para o acondicionamento de cosméticos.

Ferramenta digital gratuita faz avaliação do potencial de reciclabilidade de embalagens plásticas

 

Trata-se de uma ferramenta que calcula o índice de reciclabilidade com base na matéria-prima usada para a fabricação da embalagem, bem como no seu tipo, a qual pode ser usada gratuitamente. Segundo informações da empresa, a avaliação é feita a partir da determinação de notas como, por exemplo, “A (excelente aceitação)”, “B (boa)”, “C (regular)”, “D (ruim)” e “E (nenhuma aceitação)”.

 

 

De acordo com Edilson Deitos, diretor da companhia, essas notas são embasadas nas práticas de reciclagem relacionadas às regiões do País onde as embalagens avaliadas são comercializadas. Para isso, é necessário responder a um questionário constituído por três etapas. “É um desafio para avançar na economia circular do plástico, e a indústria de cosméticos é um segmento importante, que usa muito esse tipo de insumo”, comentou.

 

Ainda segundo o executivo, o índice de reciclagem foi desenvolvido por meio da Rede pela Circularidade do Plástico, que reúne companhias e instituições que atuam em diversas áreas da cadeia produtiva de polímeros.

 

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3443-9000 ou pelo e-mail retorna@redeplastico.org.br. 


 

 

Imagem: Rede pela Circularidade do Plástico



 

 

Conteúdo relacionado:

 

Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem

 

Embalagens do tipo stand-up pouch feitas com resina pós-consumo

 

#Reciclagem #Zandei #RedeCircularidadePlástico #PI



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024