A Zandei, fabricante de embalagens plásticas situada em Guaporé (RS), divulgou uma plataforma digital chamada “Retorna” que faz a avaliação do índice de reciclabilidade de frascos e recipientes usados para o acondicionamento de cosméticos.

Ferramenta digital gratuita faz avaliação do potencial de reciclabilidade de embalagens plásticas

 

Trata-se de uma ferramenta que calcula o índice de reciclabilidade com base na matéria-prima usada para a fabricação da embalagem, bem como no seu tipo, a qual pode ser usada gratuitamente. Segundo informações da empresa, a avaliação é feita a partir da determinação de notas como, por exemplo, “A (excelente aceitação)”, “B (boa)”, “C (regular)”, “D (ruim)” e “E (nenhuma aceitação)”.

 

 

De acordo com Edilson Deitos, diretor da companhia, essas notas são embasadas nas práticas de reciclagem relacionadas às regiões do País onde as embalagens avaliadas são comercializadas. Para isso, é necessário responder a um questionário constituído por três etapas. “É um desafio para avançar na economia circular do plástico, e a indústria de cosméticos é um segmento importante, que usa muito esse tipo de insumo”, comentou.

 

Ainda segundo o executivo, o índice de reciclagem foi desenvolvido por meio da Rede pela Circularidade do Plástico, que reúne companhias e instituições que atuam em diversas áreas da cadeia produtiva de polímeros.

 

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3443-9000 ou pelo e-mail retorna@redeplastico.org.br. 


 

 

Imagem: Rede pela Circularidade do Plástico



 

 

Conteúdo relacionado:

 

Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem

 

Embalagens do tipo stand-up pouch feitas com resina pós-consumo

 

#Reciclagem #Zandei #RedeCircularidadePlástico #PI



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024