A norte-americana Ampacet, com unidade brasileira em São Paulo (SP), definiu como estratégia para o desenvolvimento de masterbatches os pilares circularidade, tecnologia e inovação, conceitos empregados na criação de agentes capazes tanto de melhorar o desempenho de resinas recicladas como promover o uso racional de matéria-prima e de aditivos.
Tendo em vista as resinas recicladas, foram desenvolvidos aditivos que melhoram o seu desempenho em processamento, e também uma linha de masters criados para conferir cor e efeitos especiais a esses materiais, tendo como meta facilitar o trabalho do reciclador e do convertedor, de modo que eles possam atender à demanda das grandes marcas por sustentabilidade integrando toda a cadeia produtiva.
Aditivos que evitam a oxidação e que melhoram as propriedades das resinas também são objeto dos desenvolvimentos da Ampacet, visando fazer com que os convertedores possam dispensar o uso de camadas adicionais de EVOH para conferir barreira à umidade aos filmes. Isso contribui para a fabricação de embalagens monomaterial, cuja reciclagem é mais simples do que no caso das versões multicamadas.
Masters específicos também foram desenvolvidos para fabricantes de tampas, com foco em requisitos do processo como a estabilidade dimensional. Manter a estabilidade, mesmo em ciclos de moldagem ultra rápidos, que são característicos do mercado de tampas, é um desafio, conforme comentou Claudia Kaari (foto), gerente de negócios estratégicos Latam da Ampacet.
Para promover o uso racional e o maior aproveitamento possível dos aditivos e masters, a empresa desenvolveu sua própria linha de equipamentos para automação da dosagem e da formulação de cores. Os sistemas LIAD Smart de mistura, alimentação e gerenciamento de cores, tornam mais preciso o controle da qualidade, além de racionalizar o uso dos aditivos, evitando o desperdício.
A Ampacet vai estar na próxima Plástico Brasil, onde poderão ser vistos outros desenvolvimentos da empresa para mercados como o agronegócio, pet food e cuidados pessoais.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagens: Ampacet
Leia também:
Mais Notícias PI
Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.
01/04/2025
Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.
21/03/2025
Pesquisadores do Stache Lab, da Universidade de Princeton (EUA), estudam a aplicação de luz de alta intensidade para promover a despolimerização de plásticos como PS e PVC contendo negro de fumo. O resultado do experimento tem sido a obtenção de monômeros que podem dar origem a novos polímeros.
21/03/2025