A norte-americana Ampacet, com unidade brasileira em São Paulo (SP), definiu como estratégia para o desenvolvimento de masterbatches os pilares circularidade, tecnologia e inovação, conceitos empregados na criação de agentes capazes tanto de melhorar o desempenho de resinas recicladas como promover o uso racional de matéria-prima e de aditivos.

 

Tendo em vista as resinas recicladas, foram desenvolvidos aditivos que melhoram o seu desempenho em processamento, e também uma linha de masters criados para conferir cor e efeitos especiais a esses materiais, tendo como meta facilitar o trabalho do reciclador e do convertedor, de modo que eles possam atender à demanda das grandes marcas por sustentabilidade integrando toda a cadeia produtiva.

 

Aditivos que evitam a oxidação e que melhoram as propriedades das resinas também são objeto dos desenvolvimentos da Ampacet, visando fazer com que os convertedores possam dispensar o uso de camadas adicionais de EVOH para conferir barreira à umidade aos filmes. Isso contribui para a fabricação de embalagens monomaterial, cuja reciclagem é mais simples do que no caso das versões multicamadas.

Masters específicos também foram desenvolvidos para fabricantes de tampas, com foco em requisitos do processo como a estabilidade dimensional. Manter a estabilidade, mesmo em ciclos de moldagem ultra rápidos, que são característicos do mercado de tampas, é um desafio, conforme comentou Claudia Kaari (foto), gerente de negócios estratégicos Latam da Ampacet.

 

Para promover o uso racional e o maior aproveitamento possível dos aditivos e masters, a empresa desenvolveu sua própria linha de equipamentos para automação da dosagem e da formulação de cores. Os sistemas LIAD Smart de mistura, alimentação e gerenciamento de cores, tornam mais preciso o controle da qualidade, além de racionalizar o uso dos aditivos, evitando o desperdício.

 

A Ampacet vai estar na próxima Plástico Brasil, onde poderão ser vistos outros desenvolvimentos da empresa para mercados como o agronegócio, pet food e cuidados pessoais.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

 

Imagens: Ampacet

 

 

 

Leia também:

 

Transformadores por sopro estão usando mais plástico reciclado

 

Sistema vai mapear o uso de plásticos na agricultura

 



Mais Notícias PI



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025