A norte-americana Ampacet, com unidade brasileira em São Paulo (SP), definiu como estratégia para o desenvolvimento de masterbatches os pilares circularidade, tecnologia e inovação, conceitos empregados na criação de agentes capazes tanto de melhorar o desempenho de resinas recicladas como promover o uso racional de matéria-prima e de aditivos.

 

Tendo em vista as resinas recicladas, foram desenvolvidos aditivos que melhoram o seu desempenho em processamento, e também uma linha de masters criados para conferir cor e efeitos especiais a esses materiais, tendo como meta facilitar o trabalho do reciclador e do convertedor, de modo que eles possam atender à demanda das grandes marcas por sustentabilidade integrando toda a cadeia produtiva.

 

Aditivos que evitam a oxidação e que melhoram as propriedades das resinas também são objeto dos desenvolvimentos da Ampacet, visando fazer com que os convertedores possam dispensar o uso de camadas adicionais de EVOH para conferir barreira à umidade aos filmes. Isso contribui para a fabricação de embalagens monomaterial, cuja reciclagem é mais simples do que no caso das versões multicamadas.

Masters específicos também foram desenvolvidos para fabricantes de tampas, com foco em requisitos do processo como a estabilidade dimensional. Manter a estabilidade, mesmo em ciclos de moldagem ultra rápidos, que são característicos do mercado de tampas, é um desafio, conforme comentou Claudia Kaari (foto), gerente de negócios estratégicos Latam da Ampacet.

 

Para promover o uso racional e o maior aproveitamento possível dos aditivos e masters, a empresa desenvolveu sua própria linha de equipamentos para automação da dosagem e da formulação de cores. Os sistemas LIAD Smart de mistura, alimentação e gerenciamento de cores, tornam mais preciso o controle da qualidade, além de racionalizar o uso dos aditivos, evitando o desperdício.

 

A Ampacet vai estar na próxima Plástico Brasil, onde poderão ser vistos outros desenvolvimentos da empresa para mercados como o agronegócio, pet food e cuidados pessoais.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

 

Imagens: Ampacet

 

 

 

Leia também:

 

Transformadores por sopro estão usando mais plástico reciclado

 

Sistema vai mapear o uso de plásticos na agricultura

 



Mais Notícias PI



Guia de tendências de cores terá participação de transformadores

O Color Trend 2027 será lançado em novembro e empresas interessadas em contribuir com pesquisas podem se cadastrar até o fim de junho.

16/06/2026


Haitian e Hennecke integram tecnologias de injeção e revestimento

Parceria entre desenvolvedoras une injetoras multimateriais a sistemas de dosagem de poliuretano sob alta pressão para efetuar o acabamento de peças para o setor automotivo já no interior do molde, eliminando a etapa de pintura.

16/06/2026


Congresso de embalagens será realizado em SP

Acontece em julho na capital paulista o Congresso Instituto de Embalagens Pack Tech 2026.

16/06/2026