O Grupo Isorecort, com matriz em Ribeirão Pires (SP), desenvolveu uma linha de canaletas fabricadas em poliestireno expandido (EPS) que podem ser usadas como formas para a construção de vigas baldrame, além de outros tipos de aplicações no ramo da construção civil.

Canaletas de poliestireno expandido para trabalhos na construção civil

 

As peças pertencem à série ISOBaldrame, têm formato de “U” e são comercializadas em versões com dimensões internas de 200 x 300 x 1.000 mm ou de 200 x 400 x 1.000 mm. Elas são confeccionadas a partir do corte de blocos de EPS de média densidade e podem também ser produzidas sob medida.

 

O uso deste material na construção civil proporciona vantagens em relação a sistemas tradicionais como, por exemplo, proteção contra a ação da umidade, evitando assim aplicações de produtos adicionais. O EPS é atóxico, de forma que não contamina lençóis freáticos e, por ser insolúvel, pode ser submetido a níveis abaixo do solo. Outra de suas características é a capacidade de suportar peso superior a 40 toneladas por metro quadrado.

 

Denilson Rodrigues, engenheiro civil da empresa, comentou sobre outros benefícios relacionados à utilização de EPS em construções: “A aplicação da canaleta ISOBaldrame, além de ser bastante simples, agiliza a execução da montagem das vigas, eliminando a necessidade da desforma, o desperdício de materiais e a geração de entulho”.

 

Ele também explicou como funciona o sistema de viga baldrame, informando que se trata de “um elemento estrutural responsável por captar toda a carga das paredes e do teto de uma casa, por exemplo”, e concluiu dizendo que a função deste sistema é “distribuir o peso na fundação”.

 

Imagem: Grupo Isorecort

 

Conteúdo relacionado:

Bioplásticos, um mercado em formação no Brasil

Conectividade e responsabilidade ambiental

 

#GrupoIsorecort #PoliestirenoExpandido #ConstruçãoCivil #Plásticos



Mais Notícias PI



Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024


Flutuadores plásticos serão divulgados em feira náutica

Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.

17/09/2024


Nova picape terá protetor de caçamba de PEAD

A Unipac desenvolveu um protetor de caçamba feito de polietileno de alta densidade que vai equipar a Chevrolet S10 2025.

30/07/2024