A Soluflex (Guarulhos, SP) passou a fornecer uma linha de grânulos de polivinil butiral (PVB) que podem ser adicionados a resinas termoplásticas ou termofixas para melhorar algumas de suas propriedades. Eles também são indicados à fabricação de peças e revestimentos como, por exemplo, perfis e mantas impermeabilizantes.


Os produtos são comercializados em versões cujo tamanho médio dos grãos é de 10 mm, os quais têm coloração tipicamente escura e índice de densidade similar. Se forem utilizados como aditivos e/ou cargas, são capazes de melhorar a fluidez de plásticos em estado fundido e proporcionar a distribuição de pigmentos na massa polimérica, bem como aumentar a resistência ao impacto de componentes. Além dos materiais de série, podem ser produzidos grades sob encomenda, o que inclui a aplicação de cores diferentes. No entanto, solicitações de modificação na configuração original são avaliadas conforme os parâmetros de processos e características do produto final.

 

De acordo com Eduardo Yagui, Roberto Garcia Jr. e Vivaldo da Silva, diretores dos departamentos industrial, financeiro e comercial da companhia, respectivamente, o PVB é fabricado em linha de produção própria, composta por equipamentos nacionais, e a sua matéria-prima é obtida a partir do processamento de materiais descartados. Atualmente, a empresa processa mensalmente cerca de 20 t desse polímero.

 

(Fotos: Soluflex)

#plastico #reciclagemdepvb #polivinilbutiral



Mais Notícias PI



Reciclagem de tampas plásticas movimenta negócios e trabalhos sociais

Programa socioambiental dá sequência à coleta e comercialização de tampas de embalagens feitas em termoplásticos durante a atual crise sanitária visando ampliar parcerias.

23/07/2020


Coalizão para a reciclagem de PP

Instituições e empresas dos Estados Unidos lançam movimento que visa aumentar os índices de reciclagem do polipropileno, material que ainda é pouco reaproveitado.

08/07/2020


inpEV disponibiliza relatório de sustentabilidade gratuitamente

Estudo traz informações atualizadas sobre iniciativas nos ramos de logística reversa e reciclagem de embalagens e tampas plásticas. Aborda também ações que visam à conscientização acerca da higienização e descarte corretos de produtos pós-uso.

01/07/2020