Investir no reaproveitamento de aparas de plástico bolha e de filmes para produzir novas embalagens é a estratégia da Maximu’s Embalagens, com matriz situada na cidade de Ribeirão Pires (SP).

A empresa passou a reciclar e reutilizar material excedente proveniente de seus processos produtivos usando uma extrusora com capacidade para processar mensalmente cerca de 22 toneladas de aparas de plástico.
Um exemplo de estratégia é a reciclagem de aparas de polietileno (PE) que são convertidas em resinas recicladas, as quais são usadas na produção de filmes especiais indicados para a proteção de, por exemplo, autopeças, equipamentos para hospitais e componentes eletrônicos.
Marcio Grazino, diretor da Maximu’s Embalagens, comentou sobre alguns benefícios proporcionados pelo reaproveitamento de sobras de plástico: “Deixamos de vender o material excedente no mercado, o que, depois, traria custos para voltar para nós como matéria-prima reciclada, e sem que tivéssemos controle sobre a maneira como essa reciclagem é feita”.
O contato com a empresa pode ser feito pelo telefone (11) 4824-6500. A transição de projetos de reciclagem PIR para PCR na indústria de transformação de plásticos é tema de um estudo disponível na seção Artigos técnicos, em nosso site.
______________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________
Imagem: Maximu’s Embalagens.
Mais conteúdo:
Uma revolução sustentável em andamento
Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos
#MaximusEmbalagens #PlásticoIndustrial #Reciclagem
Mais Notícias PI
Versão atualizada da norma contribui para a o avanço da economia circular no setor de plásticos e pode ser modelo para uma iniciativa brasileira.
18/11/2025
Remoção de contaminantes é o ponto forte do processo de reciclagem apresentado pela Lindner durante a feira K , em parceria com a Procter & Gamble.
11/11/2025
Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.
04/11/2025