Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) revelou uma tendência à manutenção do portfólio de produtos industrializados, incluindo transformados plásticos, em nível maior do que vinha sendo observado nos últimos meses.

 

De acordo com o estudo, denominado “Taxa de retração industrial”, em abril deste ano, o encerramento de portfólio de produtos pelas empresas brasileiras foi 4,5% menor, em relação a março. O índice revela uma leve recuperação, mas ao analisar-se a evolução da taxa de retração desde os primeiros meses deste ano, a queda no volume de interrupção da fabricação de produtos é ainda maior: 10,3% para o número relativo a todo o Brasil e 0,2% para as micro e pequenas empresas.

 

Os números deste ano apontam para o esforço pela manutenção de produtos em circulação, já que nos últimos 12 meses o balanço foi desfavorável: 1,6% de descontinuação para Brasil e 12,8% para as pequenas e médias empresas.


 

Sobre o levantamento

A taxa de retração industrial é um levantamento estatístico da GS1 Brasil, uma organização multissetorial sem fins lucrativos. Foi criado com base no número de empresas que encerram seu portfólio de produtos, com a finalidade de aferir e identificar tendências no encerramento de atividades empresariais no Brasil. A associação tem como base para a pesquisa o registro de códigos de barras de produtos, já que é a gestora desse padrão no País. Sua série histórica teve início em janeiro de 2013.

 

Imagem: Pixabay
 

 

Conteúdo relacionado:
 

Intenção de investimento na indústria cresce em fevereiro

Mercado de máquinas e equipamentos em plena recuperação


 

#GS1 #retraçãoindustrial



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024