O desequilíbrio entre oferta e demanda de resina, especialmente para embalagens plásticas de grau alimentício, está fazendo os fabricantes de produtos descobrirem outras formas de obter a matéria-prima necessária para permanecer operantes e também para atingir suas metas regulatórias e de sustentabilidade. Com isso, a obtenção de resinas recicladas em um mercado em expansão se tornou difícil, exigindo uma boa base de fornecedores para garantir estabilidade no suprimento.

Para ajudar a indústria a desenvolver essas bases, a empresa de consultoria britânica Indepedent Commodity Intelligence Service (ICIS) desenvolveu o Rastreador do Fornecimento de Reciclados (Recycling Supply Tracker), que permite às empresas que buscam plástico reciclado mecanicamente obter rapidamente uma visão abrangente do setor e identificar novos fornecedores globais, além de ter uma visão estratégica sobre projetos existentes.

O banco de dados global fornece informações sobre as capacidades de produção, volumes de produção e fonte de matéria-prima de mais de 1.800 instalações de reciclagem de médio e grande porte no mundo todo, sendo 133 delas no Brasil.

São listados quatro tipos de plástico reciclado – polietileno de alta densidade (PEAD), polietileno de baixa densidade (PEBD), poli(tereftalato de etileno) (PET) e polipropileno (PP) – nas formas de grânulos, flocos e remoído. O rastreador informa ainda onde as recicladoras estão localizadas, quais produtos elas oferecem, quanto produzem e os dados de contato de cada uma delas.

Filtros interativos permitem que a pesquisa seja direcionada por região, país específico ou produto específico. Indicam também se a usina está em operação, em construção ou foi apenas anunciada. Outros filtros específicos, tais como a cor do produto e sua fonte de matéria-prima, também estão disponíveis, oferecendo aos usuários uma visão mais abrangente do mercado de plásticos reciclados.

 

“O rastreador foi projetado para ajudar as empresas a obter resinas recicladas globalmente, enfrentando um dos maiores desafios da indústria na atualidade”, disse Louise Boddy, chefe de Estratégia e Sustentabilidade do ICIS. “Nós preenchemos a lacuna entre as metas de sustentabilidade das empresas e a cadeia de suprimento de plástico reciclado em mercados que ainda eram fragmentados e desconhecidos para muitos. Nossos analistas de reciclagem vasculham o mundo para encontrar usinas que possam apoiar a economia circular e ajudar aqueles que desejam aumentar o uso desses materiais ecológicos”, concluiu.

 

Foto:ICIS

 

Conteúdo relacionado:

Separação de resíduos combinada com reciclagem mecânica avançada

Reciclagem química de plásticos usados em autopeças

 

 

 

#ICIS #RecyclingSupplyTracker #Recicladoresdeplasticos



Mais Notícias PI



Padronização pode promover o uso de gêmeos digitais na indústria

Nova norma vai padronizar o conceito de gêmeo digital, ajudando a reduzir divergências e acelerar a maturidade do mercado nacional desse tipo de tecnologia com alto potencial de uso industrial.

13/02/2026


Reciclagem mecânica de plásticos avança no Brasil

A reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo movimentou R$ 4 bilhões no País em 2024, conforme mostrou um levantamento atualizado do Movimento Plástico Transforma.

13/02/2026


Sāco conquista selo de sustentabilidade da EcoVadis

A fabricante de compostos e masterbatches Sāco AEI Polymers foi classificada como uma das melhores empresas avaliadas globalmente em desempenho de sustentabilidade.

13/02/2026