Instituições de ensino superior e pesquisa riograndenses anunciaram a formação da Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha, uma iniciativa que visa potencializar projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, alinhando interesses entre as entidades. A forte vocação da região para atividades e pesquisa no segmento de plásticos poderá resultar em novos desenvolvimentos técnico-científicos para o setor. O acordo foi assinado no espaço TecnoUCS (foto), no dia 28 de outubro.


 

Participam do pool a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), cujos representantes assinaram um protocolo de intenções para formalizar a aliança, semelhante a uma ação iniciada em 2018 e que resultou na criação do Pacto Alegre, que uniu instituições de ensino em prol de avanços nas áreas científica e educacional na região metropolitana de Porto Alegre.


 

Foto: UCS


 

Conteúdo relacionado:

 

Competências que podem acelerar a digitalização na indústria

 

IA e realidade aumentada para o chão de fábrica



 

#inovação


 



Mais Notícias PI



Desenvolvimento de moldes em detalhes

Entre os temas tratados em um novo e-book estão o projeto e a fabricação de moldes para injeção de plásticos, cálculo e produção.

13/10/2026


Toray lança tecnologia de reciclagem de PPS

A empresa desenvolveu uma tecnologia de reciclagem baseada em solventes para recuperar o poli(sulfeto de fenileno) (PPS) e prevê fornecê-la em escala comercial em 2030.

13/10/2026


Leitura de vibração em tempo real orienta a manutenção em granuladores

Um módulo sensor instalado em granuladores da Hellweg monitora o desgaste de lâminas e rolamentos na moagem de plásticos, permitindo programar paradas técnicas e estender os intervalos de manutenção.

13/10/2026