Instituições de ensino superior e pesquisa riograndenses anunciaram a formação da Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha, uma iniciativa que visa potencializar projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, alinhando interesses entre as entidades. A forte vocação da região para atividades e pesquisa no segmento de plásticos poderá resultar em novos desenvolvimentos técnico-científicos para o setor. O acordo foi assinado no espaço TecnoUCS (foto), no dia 28 de outubro.


 

Participam do pool a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), cujos representantes assinaram um protocolo de intenções para formalizar a aliança, semelhante a uma ação iniciada em 2018 e que resultou na criação do Pacto Alegre, que uniu instituições de ensino em prol de avanços nas áreas científica e educacional na região metropolitana de Porto Alegre.


 

Foto: UCS


 

Conteúdo relacionado:

 

Competências que podem acelerar a digitalização na indústria

 

IA e realidade aumentada para o chão de fábrica



 

#inovação


 



Mais Notícias PI



Plásticos estruturais. Sistema integra manufatura aditiva de grande porte, robótica e fresamento CNC.

Integração de robótica multieixos, extrusão de termoplásticos em ambiente aberto e fresamento CNC para acabamento permite a produção direta de componentes estruturais de grandes dimensões.

29/06/2026


BASF anuncia novo método de soldagem de termoplásticos

Sistema desenvolvido pela alemã BASF possibilita a união de peças com paredes espessas em ciclos curtos e é recomendado para a produção de autopeças estruturais.

29/06/2026


Tecnologia melhora a remoção de impurezas do óleo de pirólise

A Evonik desenvolveu uma tecnologia que remove até três vezes mais cloretos do óleo de pirólise proveniente da reciclagem química de polímeros do que produtos convencionais.

23/06/2026