Instituições de ensino superior e pesquisa riograndenses anunciaram a formação da Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha, uma iniciativa que visa potencializar projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, alinhando interesses entre as entidades. A forte vocação da região para atividades e pesquisa no segmento de plásticos poderá resultar em novos desenvolvimentos técnico-científicos para o setor. O acordo foi assinado no espaço TecnoUCS (foto), no dia 28 de outubro.
Participam do pool a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), cujos representantes assinaram um protocolo de intenções para formalizar a aliança, semelhante a uma ação iniciada em 2018 e que resultou na criação do Pacto Alegre, que uniu instituições de ensino em prol de avanços nas áreas científica e educacional na região metropolitana de Porto Alegre.
Foto: UCS
Conteúdo relacionado:
Competências que podem acelerar a digitalização na indústria
IA e realidade aumentada para o chão de fábrica
#inovação
Mais Notícias PI
Carga técnica de madeira fornecida pela Pinhopó passou a ser usada na formulação de compostos para produção de painéis automotivos internos.
03/03/2026
Tecnologia que estabiliza o coeficiente de fricção em filmes produzidos com resina reciclada é finalista em premiação europeia de sustentabilidade.
03/03/2026
Ao processar multicomponentes em um único molde fechado, o projeto Domino demonstrou ser possível simplificar a sobremoldagem de peças, dispensando a movimentação e indexação de mesas e moldes.
24/02/2026