Um passo importante em direção à economia circular dos plásticos foi dado com o estabelecimento de uma parceria estratégica entre a Dow, desenvolvedora de materiais poliméricos e a Boomera Ambipar, empresa brasileira especializada em economia circular controlada pela Ambipar, multinacional brasileira do setor de gestão ambiental. A aliança visa ao desenvolvimento de novas soluções envolvendo todos os atores do ciclo das embalagens plásticas.

 

As empresas trabalharão em conjunto em um projeto piloto para ampliação da coleta de resíduos domésticos e industriais que iriam para aterros sanitários, garantindo que os mesmos sejam reciclados. O projeto tem capacidade de abrangência nacional e as ações estão programadas para 2023.

 

A atuação tem como objetivo ampliar o escopo e as oportunidades do trabalho que já vêm sendo desenvolvidos entre Dow e o Ambipar Group com projetos de logística como o Corredor Sustentável, ligado às operações de transporte de produtos químicos. A nova iniciativa consistirá em ampliar os investimentos e ações com cooperativas de catadores, desenvolvimento de novos produtos e, principalmente, resinas diferenciadas, que atendam às metas de ESG de cada um dos setores envolvidos.

 

“O fortalecimento da parceria e o nosso compromisso é um exemplo de como a Dow trabalha para avançar em ações colaborativas ajudando a fechar o ciclo dos plásticos, que é uma das nossas principais metas. Até 2035 pretendemos ter 100% dos produtos Dow aplicados em embalagens reutilizáveis ou recicláveis e acreditamos que, somente através de cooperações com toda a cadeia de valor, poderemos atingir esse objetivo”, comentou Carolina Mantilla - Diretora de Sustentabilidade, Embalagens e Plásticos Especiais da Dow.

 

Na prática

 

As principais ações práticas da parceria consistem em avaliar os resíduos plásticos, preparar instalações de recuperação desses materiais, selecionar modelos de coleta e conversão em alta escala, ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade de todos os plásticos recicláveis. Isso contribuirá para a conversão desses materiais reciclados.

 

“Temos projetos envolvendo a Dow e a Boomera Ambipar há anos, ambas foram fundamentais para fomentar o trabalho com as cooperativas de catadores e também para o desenvolvermos uma linha de resinas de altíssima qualidade, importante para o mercado brasileiro. Acreditamos muito que parcerias como essa de grandes empresas fazem com que a economia circular aconteça de fato, em alta escala e nos possibilitam criar produtos ainda mais inovadores”, avaliou Gui Brammer, CEO e fundador da Boomera Ambipar

 

A colaboração também tornará possível expandir o trabalho já existente com as cooperativas de reciclagem, onde são realizados o mapeamento dos resíduos, treinamentos dos catadores e estudos de coleta em comunidades para apoiar o desenvolvimento das melhores práticas e otimizar a recuperação desses resíduos.

 

As empresas ainda trabalharão para desenvolver processos para atender às especificações para reciclagem avançada, possibilitando ampliar o portfólio de resinas, aumentar a aquisição de matéria prima e explorar formas de desenvolver novas resinas plásticas mais sustentáveis e projetadas para reciclabilidade.


 

Foto: Dow




 

Conteúdo relacionado:

 

Reciclagem em ciclo fechado

 

Reciclagem de flexíveis, um desafio que vale a pena


 

#Dow

#BoomeraAmbipar



Mais Notícias PI



A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024