A Colgate (marca pertencente ao grupo norte-americano Colgate-Palmolive) anunciou que passou a disponibilizar no mercado seu tubo para creme dental fabricado em versão monomaterial em polietileno de alta densidade (PEAD). A mudança, se comparada aos tubos multimateriais tradicionais, pretende facilitar e aumentar os índices de reciclabilidade deste item.

 

 

O novo tubo é o primeiro, nesta aplicação, a ser reconhecido por diversas autoridades e órgãos internacionais como um item reciclável e monomaterial, ou seja, sendo feito por um único tipo de plástico, segundo informações da companhia. O produto já está disponível ao consumidor final em mercados físicos e online.

 

Segundo a Colgate, a escolha para o uso do PEAD como matéria-prima para a fabricação de um tubo monomaterial se deu porque esse é um dos materiais plásticos com o maior fluxo de garrafas e frascos encaminhados à reciclagem mecânica, correspondendo a cerca de 30% nos Estados Unidos. Porém, a principal dificuldade enfrentada pelo grupo ao trabalhar com o PEAD foi devido ao fato da rigidez do material não ser muito adequada para uso em embalagens espremíveis. A solução encontrada foi combinar diferentes camadas de laminados de PEAD em espessuras variadas, o que permitiu a produção de um tubo macio e flexível, com facilidade de aperto e que protegerá o produto por diversas vezes, quando houver solicitação mecânica para dispensar o creme.

 

Esse desenvolvimento e lançamento é relevante para o setor de embalagens porque, tradicionalmente, a maioria dos tubos de creme dental são feitos por um elemento multimaterial, que mistura diferentes classes de materiais, inviabilizando seu processo de reciclagem. A companhia afirma que, globalmente, esse fato se soma aos 20 bilhões de tubos por ano que são jogados no lixo e para melhorar esses índices a empresa afirmou que o descarte do seu tubo, ao lado de outros itens plásticos, não requer etapas extras (como cortes, enxágue ou limpeza antes de jogá-lo em uma lixeira).

 

Recicla-me!

O grupo ressaltou que fornecer um produto que seja reciclável é apenas metade da batalha. Para alertar seus compradores de que o tubo da marca agora é reciclável, a Colgate está lançando o produto com ícones personalizados e a frase "Recycle Me!" – ou "Me recicle!", em português.

 

O objetivo de "Recycle Me!" é conscientizar e engajar o público no seu descarte seletivo e, não somente isso, informar os operadores de instalações de recuperação de materiais, como em cooperativas por exemplo, que fazem a triagem de plástico, de que aquele é um material que pode ser reciclado.

 

Além disso, outra ação do grupo foi compartilhar seu know-how de tubos recicláveis com outras empresas, incluindo seus concorrentes, por meio de cerca de 50 fóruns de embalagens e reuniões individuais para promover a transição de itens multimateriais para tubos monomateriais. Para que os tubos recicláveis sejam um sucesso, a Colgate entende que é necessário uma massa crítica relacionada aos tubos disponíveis nas prateleiras que atendam aos padrões de reciclagem e acredita que isso incentivará a comunidade de reciclagem a adicionar os tubos às suas listas de materiais aceitáveis.

 

Segundo seu informativo, o movimento está crescendo e as principais marcas de creme dental que, somadas à ela compõem 90% do mercado dos EUA, se comprometeram publicamente a mudar para tubos recicláveis de PEAD até 2025.

Foto: Colgate-Palmolive Company


 

Conteúdo relacionado:

Frasco para medicamento é fabricado com 20% menos plástico

Embalagem flexível tipo bolsa 100% em polietileno para o setor alimentício


 



Mais Notícias PI



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025