(conteúdo da Informa Markets)

 

 

De acordo com a última pesquisa de indicadores econômicos, divulgada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria no início do ano, o comportamento da indústria deve acompanhar o do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, projetado para crescer 1,6%. 

 

Ainda segundo a CNI, ​​na indústria, a expansão deve ser puxada pelo setor de construção civil em 2023. A expectativa da CNI é de uma alta de 2% na atividade da área em 2023. A indústria da transformação deve ficar quase estável no próximo ano: +0,30%. A performance do setor está condicionada, segundo a confederação, às limitações impostas pelo desaquecimento da atividade econômica em todo o mundo e aos impactos da política de juros que dita o ritmo dos investimentos e dos negócios mundo afora.

 

É neste contexto de desafios, mas também de oportunidades, que acontece a 3a edição da Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que será realizada de 9 a 13 de maio no São Paulo Expo, na capital paulista.

 

Com a expectativa de atrair mais de 55 mil profissionais do setor, o evento contará com 900 marcas expositoras nacionais e internacionais, em mais de 64 mil m2 de área de exposição. A Expomafe reúne tecnologias inovadoras e os principais lançamentos destinados a todos os profissionais da indústria. O evento é uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com o objetivo de apresentar ao setor os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do metal.

 

“Faltando pouco mais de um mês para a realização da 3a edição da Expomafe, o evento, considerado o maior e mais completo do setor na América Latina, oferece ao mercado a oportunidade de entrar em contato com o que há de mais moderno na indústria, estar com seus pares e clientes e consolidar as estratégias, negócios e parcerias”, disse a show director do evento, Liliane Bortoluci.

 

O evento reúne os setores de acessórios, dispositivos e componentes; controle da qualidade integrado à fabricação e medição; automação industrial, robótica e integração de células de manufatura; equipamentos hidráulicos e pneumáticos; válvulas, bombas e compressores; equipamentos para movimentação e armazenagem; ferramentas; manuais de corte; máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; máquinas-ferramenta; soldagem e corte; manufatura aditiva e prototipagem, além de impressoras 3D.

 

Em pesquisa realizada na última edição, de 2019, 80% dos visitantes que estiveram na feira tinham um papel importante na decisão de compra, sendo que 87% das pessoas que visitaram a Expomafe tinham o objetivo de buscar novos fornecedores e/ou efetuar compras, e 91% dos entrevistados disseram que vão retornar, na edição deste ano. 

 

Entre os visitantes estão fornecedores e profissionais de todos os segmentos da cadeia da indústria, compradores, transformadores de metal, especialistas em produtos e processos, profissionais e técnicos de logística, engenheiros, técnicos e fabricantes, CEOs, sócios, proprietários e diretores, coordenadores e auxiliares, entre outros.

 

 

Parque de Ideias

 

Uma atração que promete envolver os participantes da Expomafe 2023 será o Parque de Ideias. O espaço será 100% focado em conteúdos exclusivos, com uma grade de palestras formada a partir de uma pesquisa de mercado, com especialistas e apresentações de projetos inovadores por instituições de ensino renomadas com destaque na indústria do país. 

 

Entre os temas que serão abordados, os visitantes poderão absorver informações atualizadas sobre a qualidade da energia elétrica para sistemas produtivos; a importância da sustentabilidade para a indústria 4.0 e a sociedade 5.0; a diversidade e a inclusão na indústria nacional; realidade aumentada; eficiência energética; segurança cibernética; a tecnologia de automação e sensores com a IoT (Internet das Coisas); e o tema que deve atrair grande parte dos participantes e visitantes: as mulheres e a importância da presença feminina na indústria.

 

Toda a grade de programação será divulgada, em breve, pelo site da Expomafe.

 

 

Estande temático

 

Outra atração na edição deste ano será um Estande Temático que apresentará a evolução da tecnologia no setor industrial nos últimos 100 anos. A iniciativa é da CSMF – Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta da ABIMAQ, juntamente com a Informa Markets, organizadora do evento, que, desde 2001, vem sendo realizada para esclarecer ao público em geral, especialistas e não especialistas da área, a importância das máquinas-ferramenta, desde a produção de um lápis até a produção de veículos, aparelhos digitais, submarinos, robôs, espaçonaves, educação, ensino, saúde e, consequentemente, qualidade de vida. 

 

“O Estande temático é uma atração que desperta grande atenção a todos os visitantes da feira e proporciona o conhecimento da história da indústria brasileira, sua importância, seu futuro e suas modernas tecnologias”, afirma o engenheiro mecânico, conselheiro da ABIMAQ e, também, do Instituto Mauá de Tecnologia, Alfredo Ferrari.

 

 

Patrocinadores

 

Entre os patrocinadores oficiais da 3a edição da Expomafe, está a TOTVS, líder absoluta em sistemas e plataformas para empresas, que, segundo a diretora de produtos de Manufatura, Angela Gheller, há anos trabalha para oferecer o melhor da tecnologia e atender as demandas e necessidades das indústrias brasileiras. 

 

“Aqui na TOTVS, entendemos que a digitalização, modernização e automação da indústria são processos que visam aumentar a produtividade, além de qualificar a produção e alavancar os resultados do setor de manufatura no país. Temos um vasto portfólio de sistemas e aplicações especializados para manufatura que apresentaremos na Expomafe e, para nós, marcar presença em um evento tão relevante para o segmento, trocando informações e debatendo a jornada para a indústria digital, é fundamental para incentivar o crescimento, enriquecimento e modernização desse ecossistema”, disse.

 

 

Serviço:

3ª edição da Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023.

Onde: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP.

Credenciamento de Imprensa aberto neste link.



Mais Notícias PI



Feira Eletro Metal Mecânica em SC

Feira e congresso sobre tecnologia para a indústria eletrometalmecânica terá equipamentos para o setor de plásticos.

23/07/2024


Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024