(conteúdo da Informa Markets)

 

 

De acordo com a última pesquisa de indicadores econômicos, divulgada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria no início do ano, o comportamento da indústria deve acompanhar o do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, projetado para crescer 1,6%. 

 

Ainda segundo a CNI, ​​na indústria, a expansão deve ser puxada pelo setor de construção civil em 2023. A expectativa da CNI é de uma alta de 2% na atividade da área em 2023. A indústria da transformação deve ficar quase estável no próximo ano: +0,30%. A performance do setor está condicionada, segundo a confederação, às limitações impostas pelo desaquecimento da atividade econômica em todo o mundo e aos impactos da política de juros que dita o ritmo dos investimentos e dos negócios mundo afora.

 

É neste contexto de desafios, mas também de oportunidades, que acontece a 3a edição da Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que será realizada de 9 a 13 de maio no São Paulo Expo, na capital paulista.

 

Com a expectativa de atrair mais de 55 mil profissionais do setor, o evento contará com 900 marcas expositoras nacionais e internacionais, em mais de 64 mil m2 de área de exposição. A Expomafe reúne tecnologias inovadoras e os principais lançamentos destinados a todos os profissionais da indústria. O evento é uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com o objetivo de apresentar ao setor os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do metal.

 

“Faltando pouco mais de um mês para a realização da 3a edição da Expomafe, o evento, considerado o maior e mais completo do setor na América Latina, oferece ao mercado a oportunidade de entrar em contato com o que há de mais moderno na indústria, estar com seus pares e clientes e consolidar as estratégias, negócios e parcerias”, disse a show director do evento, Liliane Bortoluci.

 

O evento reúne os setores de acessórios, dispositivos e componentes; controle da qualidade integrado à fabricação e medição; automação industrial, robótica e integração de células de manufatura; equipamentos hidráulicos e pneumáticos; válvulas, bombas e compressores; equipamentos para movimentação e armazenagem; ferramentas; manuais de corte; máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; máquinas-ferramenta; soldagem e corte; manufatura aditiva e prototipagem, além de impressoras 3D.

 

Em pesquisa realizada na última edição, de 2019, 80% dos visitantes que estiveram na feira tinham um papel importante na decisão de compra, sendo que 87% das pessoas que visitaram a Expomafe tinham o objetivo de buscar novos fornecedores e/ou efetuar compras, e 91% dos entrevistados disseram que vão retornar, na edição deste ano. 

 

Entre os visitantes estão fornecedores e profissionais de todos os segmentos da cadeia da indústria, compradores, transformadores de metal, especialistas em produtos e processos, profissionais e técnicos de logística, engenheiros, técnicos e fabricantes, CEOs, sócios, proprietários e diretores, coordenadores e auxiliares, entre outros.

 

 

Parque de Ideias

 

Uma atração que promete envolver os participantes da Expomafe 2023 será o Parque de Ideias. O espaço será 100% focado em conteúdos exclusivos, com uma grade de palestras formada a partir de uma pesquisa de mercado, com especialistas e apresentações de projetos inovadores por instituições de ensino renomadas com destaque na indústria do país. 

 

Entre os temas que serão abordados, os visitantes poderão absorver informações atualizadas sobre a qualidade da energia elétrica para sistemas produtivos; a importância da sustentabilidade para a indústria 4.0 e a sociedade 5.0; a diversidade e a inclusão na indústria nacional; realidade aumentada; eficiência energética; segurança cibernética; a tecnologia de automação e sensores com a IoT (Internet das Coisas); e o tema que deve atrair grande parte dos participantes e visitantes: as mulheres e a importância da presença feminina na indústria.

 

Toda a grade de programação será divulgada, em breve, pelo site da Expomafe.

 

 

Estande temático

 

Outra atração na edição deste ano será um Estande Temático que apresentará a evolução da tecnologia no setor industrial nos últimos 100 anos. A iniciativa é da CSMF – Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta da ABIMAQ, juntamente com a Informa Markets, organizadora do evento, que, desde 2001, vem sendo realizada para esclarecer ao público em geral, especialistas e não especialistas da área, a importância das máquinas-ferramenta, desde a produção de um lápis até a produção de veículos, aparelhos digitais, submarinos, robôs, espaçonaves, educação, ensino, saúde e, consequentemente, qualidade de vida. 

 

“O Estande temático é uma atração que desperta grande atenção a todos os visitantes da feira e proporciona o conhecimento da história da indústria brasileira, sua importância, seu futuro e suas modernas tecnologias”, afirma o engenheiro mecânico, conselheiro da ABIMAQ e, também, do Instituto Mauá de Tecnologia, Alfredo Ferrari.

 

 

Patrocinadores

 

Entre os patrocinadores oficiais da 3a edição da Expomafe, está a TOTVS, líder absoluta em sistemas e plataformas para empresas, que, segundo a diretora de produtos de Manufatura, Angela Gheller, há anos trabalha para oferecer o melhor da tecnologia e atender as demandas e necessidades das indústrias brasileiras. 

 

“Aqui na TOTVS, entendemos que a digitalização, modernização e automação da indústria são processos que visam aumentar a produtividade, além de qualificar a produção e alavancar os resultados do setor de manufatura no país. Temos um vasto portfólio de sistemas e aplicações especializados para manufatura que apresentaremos na Expomafe e, para nós, marcar presença em um evento tão relevante para o segmento, trocando informações e debatendo a jornada para a indústria digital, é fundamental para incentivar o crescimento, enriquecimento e modernização desse ecossistema”, disse.

 

 

Serviço:

3ª edição da Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023.

Onde: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP.

Credenciamento de Imprensa aberto neste link.



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024


Inscrições abertas para bolsas de estudo com foco na indústria

Concurso de bolsas de estudo do programa Inova Talentos abrange áreas como engenharia de materiais e engenharia mecânica.

09/04/2024