Glenn Anderson, diretor de operações da Plastics Industry Association (PLASTICS) e Thorsten Kuehmann, diretor administrativo da divisão de Máquinas para Plásticos e Borracha da Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas (VDMA), concederam uma entrevista em que tratam da importância da adoção do padrão OPC-UA no maquinário para o setor de plásticos visando à digitalização da produção no setor. Ambos trataram de como as duas instituições vão alinhar as suas estratégias e promover esse padrão de troca de informações digitais durante a feira NPE, que acontece no próximo mês de maio, em Orlando (EUA).

 

A PLASTICS e a VDMA têm uma missão comum nesta feira: destacar os benefícios do OPC UA para processadores de plásticos. O que é exatamente o OPC UA e por que é tão importante promovê-lo?

 

Thorsten Kuehmann: OPC UA é uma tecnologia que permite a comunicação de máquina a máquina e a troca de dados. É uma linguagem entre máquinas. A OPC Foundation fornece a gramática desta linguagem, enquanto nós, a comunidade de construtores de máquinas, definimos as palavras. Tanto a gramática quanto as palavras devem se unir para que essa comunicação entre máquinas funcione de forma totalmente independente do fabricante. Não importa quem eles são ou de onde vêm. A comunicação deve funcionar nos Estados Unidos, na Índia, na Europa, na China, por toda parte. Essa é a nossa missão. Todos têm de concordar com um sistema. Como fabricantes de máquinas, fazemos isso para nossos clientes. Eles não deveriam mais precisar se preocupar se conseguirão conectar máquinas entre si ou como deverão fazê-lo. Simplesmente tem de funcionar para eles.

Thorsten Kuehmann, da VDMA

 

Por que é importante que a PLASTICS e a VDMA trabalhem juntas nas diretrizes técnicas?

Glenn Anderson: Acho que a razão mais importante é que a PLASTICS e VDMA compartilham muitos dos mesmos membros, e todos eles atendem ao mercado global. Muitos clientes baseados nos Estados Unidos possuem fábricas no mundo todo. Eles definitivamente seriam afetados pelo que estamos tentando fazer: tornar mais fácil para um processador obter dados significativos. É importante trabalharmos juntos para garantir que as diretrizes técnicas internacionais que desenvolvemos sejam aceitas e aplicadas em todo o mundo.

 

 

Glenn Anderson, da PLASTICS

 

A OPC UA deve se tornar a linguagem global de produção. A NPE tem influência além do mercado norte-americano?

 

Glenn Anderson: Certamente sim. Com o tempo, a NPE tornou-se uma importante plataforma internacional. A mudança da feira para Orlando, na Flórida, também contribuiu para que muitos latino-americanos visitem a feira. Esperamos visitantes de 110 países. E estimamos que cerca de 30% de todos os visitantes virão de fora dos Estados Unidos.

 

Thorsten Kuehmann: A importância do NPE é extremamente útil para nós. É exatamente o lugar certo para apresentar e divulgar o OPC UA para uma grande comunidade. Temos representantes de todo o mundo nela. Se você tiver um público tão internacional em um só lugar, poderá abordar temas internacionais de forma ainda melhor. Você pode resumir assim: a linguagem de produção internacional encontra a comunidade internacional em uma grande feira comercial como a NPE.

 

 

Sua missão é destacar os benefícios do OPC UA para os usuários, as empresas de processamento de plásticos. Você pode dar alguns exemplos práticos?

 

Thorsten Kuehmann: Uma empresa de manufatura que possui diversas máquinas injetoras de diferentes fabricantes pode operá-las uniformemente por meio de um sistema de controle com interface OPC UA. Isto torna o processo de produção mais eficiente e a conexão de novas máquinas requer menos esforço de implementação. Como indústria, enfrentamos mudanças fundamentais em todo o mundo com as quais temos de lidar. O consumo de energia deve ser reduzido, assim como as emissões de CO2. Temos de utilizar materiais de forma eficiente e moderada e precisamos de uma produção econômica. Tudo isso requer um controle de sistema muito preciso. O primeiro passo para isso é sempre uma comunicação bem coordenada no sistema e o tratamento dos dados de controle, e a OPC UA fornece a base para tudo isso.

 

A linguagem também ajuda a lidar com uma importante questão: a escassez de trabalhadores qualificados. Há uma escassez mundial de jovens qualificados. Mas se você fornece máquinas de alta precisão e tecnologia de ponta e há escassez de pessoas que possam controlar esses sistemas, então você precisa de digitalização para simplificar o sistema e fazê-lo funcionar. A OPC UA torna isso possível.

 

 

Este ano, A NPE2024 se realiza novamente pela primeira vez após uma pausa de seis anos devido à Covid-19. Quais são as suas expectativas para este evento? Qual é o significado da feira para a indústria norte-americana/internacional de plásticos?

 

Glenn Anderson: Já se passaram seis anos desde que realizamos a NPE 2018, porque tivemos de cancelar a NPE2021 devido à Covid, então temos de fazer algumas atualizações. Durante este longo período, as empresas da indústria dos plásticos continuaram a inovar. É bem possível que muitas delas apresentem não apenas uma inovação, mas várias. Sei, por conversar com nossos membros e outros expositores, que eles mal podem esperar para apresentar suas tecnologias na NPE2024. Esperamos mais de 2.100 expositores, dos quais 700 estarão expondo pela primeira vez. Além disso, estamos lidando com uma estrutura de participantes alterada. Tendo em conta a dinâmica da força de trabalho em mudança, muitos dos participantes da NPE2018 deixarão de comparecer - principalmente por razões de idade. Estimamos que mais de 50% do público participará da NPE pela primeira vez. E, portanto, devemos fornecer um conteúdo que atraia um público novo e mais jovem.

 

 

O que você mudou?

 

Glenn Anderson: A tarefa mais importante para a PLASTICS e para NPE2024 é, obviamente, garantir que tenhamos compradores qualificados. Para que os expositores possam não só apresentar as suas tecnologias, mas também vender os seus produtos e serviços. Além disso, dirigimo-nos cada vez mais a um público mais jovem e por isso adicionamos novos conteúdos ao nosso conceito. Por exemplo, pela primeira vez serão realizados mais de 100 eventos educativos sobre uma ampla gama de temas. Nosso objetivo é atualizar a próxima geração de trabalhadores da indústria de plásticos para que possam seguir carreira na indústria.

 

 

Mais notícias sobre a progressiva digitalização dos processos de produção na indústria de plásticos estão na seção indústria 4.0 da Plástico Industrial.

 

Imagens: VDMA

 

 

 _______________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________



 

 

Leia também:

 

Nova norma EUROMAP tem foco na segurança de máquinas conectadas

 

Unificação dos protocolos de comunicação entre máquinas para plásticos

 

 

#OPCUA

#NPE2024



Mais Notícias PI



Locação de dispositivos móveis corporativos

Serviços de locação de smartphones e tablets industriais são oferecidos pela Simpress. Os dispositivos contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

16/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024