O uso de robôs no ambiente produtivo, em suas versões autônoma, colaborativa ou cartesiana, é uma solução para a escassez de mão de obra qualificada, um grande desafio para o setor industrial, especialmente para as pequenas e médias empresas (PME).
À medida que os robôs se tornam mais fáceis de instalar, implementar e operar, eles se tornam mais acessíveis para as PMEs, que passam também a atrair mais jovens para o seu quadro de funcionários. Pensando nesses desafios, a Federação Internacional de Robótica (IFR) criou a plataforma on-line Go4Robotics, que oferece informações e orientações visando simplificar a adoção de processos robotizados pelas pequenas indústrias.
A plataforma on-line da IFR promove a conscientização sobre as vantagens que os robôs oferecem para a execução de tarefas repetitivas e em ambientes insalubres, sugerindo conteúdo informativo voltado para as diferentes aplicações da robótica, além de conteúdo educacional que visa desfazer alguns mitos criados em torno da robótica industrial. Estudos de caso apontando ganhos de produtividade em diferentes ambientes industriais também podem ser encontrados na plataforma.
_______________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: IFR/Go4robotics
Leia também:
Robôs industriais. Dicas de manutenção preventiva.
Startup quer tornar a robótica colaborativa mais acessível
Mais Notícias PI
Tornar o software de engenharia acessível para o técnico resulta diretamente em aumento da produtividade. Este é um avanço estratégico para a competitividade do setor.
24/04/2025
A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.
15/04/2025
Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.
18/03/2025