O uso de robôs no ambiente produtivo, em suas versões autônoma, colaborativa ou cartesiana, é uma solução para a escassez de mão de obra qualificada, um grande desafio para o setor industrial, especialmente para as pequenas e médias empresas (PME).

 

À medida que os robôs se tornam mais fáceis de instalar, implementar e operar, eles se tornam mais acessíveis para as PMEs, que passam também a atrair mais jovens para o seu quadro de funcionários. Pensando nesses desafios, a Federação Internacional de Robótica (IFR) criou a plataforma on-line Go4Robotics, que oferece informações e orientações visando simplificar a adoção de processos robotizados pelas pequenas indústrias.

 

A plataforma on-line da IFR promove a conscientização sobre as vantagens que os robôs oferecem para a execução de tarefas repetitivas e em ambientes insalubres, sugerindo conteúdo informativo voltado para as diferentes aplicações da robótica, além de conteúdo educacional que visa desfazer alguns mitos criados em torno da robótica industrial. Estudos de caso apontando ganhos de produtividade em diferentes ambientes industriais também podem ser encontrados na plataforma.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagem: IFR/Go4robotics


 


 


 

Leia também:

 

Robôs industriais. Dicas de manutenção preventiva.


 

Startup quer tornar a robótica colaborativa mais acessível


 


 



Mais Notícias PI



Parceria no desenvolvimento de retardantes de chama mais sustentáveis

Joint venture entre a Clariant e a chinesa Fuhua tem como objetivo investir no desenvolvimento e produção em escala de retardantes não halogenados, que atendam à regulamentação de diferentes segmentos usuários de peças plásticas.

11/11/2025


Plásticos e metais unidos em estruturas híbridas

A união de metais e plásticos de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.

11/11/2025


Engel adquire a Trexel. Um impulso para a injeção de peças mais leves.

O anúncio foi feito pela companhia austríaca durante a feira K, onde também foram divulgados os seus atuais pilares de desenvolvimento tecnológico para o setor de injeção.

29/10/2025