O uso de robôs no ambiente produtivo, em suas versões autônoma, colaborativa ou cartesiana, é uma solução para a escassez de mão de obra qualificada, um grande desafio para o setor industrial, especialmente para as pequenas e médias empresas (PME).

 

À medida que os robôs se tornam mais fáceis de instalar, implementar e operar, eles se tornam mais acessíveis para as PMEs, que passam também a atrair mais jovens para o seu quadro de funcionários. Pensando nesses desafios, a Federação Internacional de Robótica (IFR) criou a plataforma on-line Go4Robotics, que oferece informações e orientações visando simplificar a adoção de processos robotizados pelas pequenas indústrias.

 

A plataforma on-line da IFR promove a conscientização sobre as vantagens que os robôs oferecem para a execução de tarefas repetitivas e em ambientes insalubres, sugerindo conteúdo informativo voltado para as diferentes aplicações da robótica, além de conteúdo educacional que visa desfazer alguns mitos criados em torno da robótica industrial. Estudos de caso apontando ganhos de produtividade em diferentes ambientes industriais também podem ser encontrados na plataforma.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagem: IFR/Go4robotics


 


 


 

Leia também:

 

Robôs industriais. Dicas de manutenção preventiva.


 

Startup quer tornar a robótica colaborativa mais acessível


 


 



Mais Notícias PI



Locação de dispositivos móveis corporativos

Serviços de locação de smartphones e tablets industriais são oferecidos pela Simpress. Os dispositivos contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

16/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024