A Bain & Company, empresa especializada em consultoria e gestão com sede nos Estados Unidos e escritório comercial em São Paulo (SP), realizou uma pesquisa no setor de máquinas e equipamentos industriais que levantou informações sobre algumas tendências do segmento.


A pesquisa apontou que uma das principais tendências deste ramo é o foco no desenvolvimento de pacotes de serviços que ofereçam “soluções agrupadas”, ou seja, que reúnam recursos disponibilizados por diferentes áreas, assim como compartilhamento de conhecimento interdisciplinar, supervisão remota e in loco, além de outros.

Máquina como serviço é uma das tendências do setor de máquinas e equipamentos industriais apontadas em um estudo
 

O assunto é de interesse de empresas da cadeia produtiva de plásticos no Brasil e no mundo como, por exemplo, fabricantes de injetoras, extrusoras e/ou máquinas de sopro, além de prestadores de serviços, fornecedores de resinas termoplásticas ou de bioplásticos.


Segundo o estudo, intitulado “Relatório global de máquinas e equipamentos”, uma das principais tendências do setor é a transição do conceito de “além da máquina” para o de “máquina como serviço”. Em conformidade com informações divulgadas pela companhia, estes termos dizem respeito à entrega de soluções totalmente integradas. Isso foi exemplificado no levantamento como sendo o compartilhamento de conhecimento sobre automação industrial, softwares e hardware usados no chão de fábrica entre diferentes áreas da cadeia produtiva, envolvendo também a digitalização de parques fabris.

 

O levantamento também mostrou que a intenção de estabelecer parcerias e/ou consolidar a fusão entre empresas está entre as possíveis estratégias de alguns players do setor de máquinas e equipamentos. Assim, eles visam aumentar a lucratividade de seus negócios, criar novos modelos de negócios e se preparar para um cenário em constante transformação, tendo em vista a transformação digital alinhada com os conceitos de indústria 4.0

 

Uma das informações divulgadas pela empresa, no que diz respeito aos assuntos abordados em seu estudo, é que até 2030 os principais fornecedores de máquinas e equipamentos vão oferecer serviços que consistirão em pacotes de soluções agrupadas como locação de máquinas e equipamentos, comercialização de licenças para uso de software, instalação e manutenção de hardware, entre outros.

 

 

Estratégias para um mercado volátil

 

A pesquisa realizada pela Bain & Company também mostrou que empresas do setor de máquinas e equipamentos estão cada vez mais preocupadas em criar estratégias voltadas para o gerenciamento de crises que possam vir a acontecer devido a mudanças no cenário econômico global causadas, por exemplo, pela pandemia de Covid-19 e pelo conflito entre Ucrânia e Rússia.

 

O estudo também indicou que o ramo passará a direcionar mais investimento para o enfrentamento de situações de contingência. Isso inclui a implantação de sistemas digitais que permitam a análise de processos e produtos por meio de simulação, e/ou que conectem o chão de fábrica com múltiplos departamentos e com plantas industriais situadas em diferentes partes do globo, e também preparo para o gerenciamento de crises em caso de interrupção do fornecimento de suprimentos, escassez de matéria-prima e flutuação de preços.

 

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas aqui.


 

 

Imagem: Freepik

 

 

Mais notícias do setor:

 

Empresas do setor de injeção querem investir em tecnologia e parcerias

 

Companhia prepara para a feira K uma demonstração das possibilidades que a inteligência artificial oferece para os processos de injeção

 

#Bain&Company #Pesquisa #MáquinaseEquipamentos #PI



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024