A Alaiab – Aliança Latino-Americana de Associações da Indústria de Alimentos e Bebidas – intensificou suas ações no que se refere ao combate à poluição causada pelo descarte incorreto de plásticos pós-consumo como, por exemplo, garrafas fabricadas em poli(tereftalato de etileno) (PET).

 

As associações e as empresas que integram a coalizão reforçaram a sua contribuição para a criação do Tratado Global dos Plásticos, que foi o tema da INC 5.2, a segunda parte da quinta sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação, realizada no início deste mês, em Genebra, reunindo 179 países signatários do Pacto Global contra a Poluição por Plásticos. Durante as reuniões não houve consenso entre os representantes dos países, o que aumenta a responsabilidade das cadeias produtivas em relação ao controle da poluição por plásticos.

 

Neste sentido, a Alaiab aumentou a sua contribuição com propostas para a elaboração de trabalhos voltados para o conhecimento técnico e a difusão de boas práticas alinhadas com a realidade de países da América-Latina.

 

Os objetivos da aliança, conforme um comunicado à imprensa, incluem ainda a criação de soluções eficazes para enfrentar os desafios da diminuição da poluição por resíduos, assim como o aumento do apoio ao Grupo de Países da América Latina e Caribe (Grulac), entre outros tópicos.

 

Na seção Sustentabilidade no nosso portal você encontrará informações sobre trabalhos que vêm sendo realizados por empresas do setor de plásticos que visam ao aumento do reaproveitamento de resíduos.

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Pixabay

 

Leia também:

 

O futuro dos materiais está nas normas

 

Fracasso nas negociações do Tratado Global dos Plásticos

 

As demandas centrais para o Tratado Global de Plásticos



Mais Notícias PI



Novos concentrados para formulações de PVC

Desenvolvedora de aditivos e masters apresentou na feira K as linhas de produtos que atendem às necessidades específicas do processamento de PVC.

14/10/2025


Embalagens e sustentabilidade serão tema de fórum

Em outubro o Instituto de Embalagens vai realizar a nova edição de um fórum que terá formato híbrido.

14/10/2025


Grupo industrial vai expandir produção de poliuretano

Com investimento na casa dos R$ 10 milhões, o Grupo Flexível vai aumentar a produção das suas unidades industriais.

14/10/2025