A Trinseo, fornecedora de materiais especiais e sustentáveis com sede nos Estados Unidos, passou a comercializar resinas de poliestireno reciclado (rPS) que foram certificadas pela União Europeia (UE) para serem fornecidas como materiais que podem ter contato direto com alimentos.
As novas resinas, de acordo com um comunicado da Trinseo, são compostas por 30% de poliestireno (PS) reciclado e podem ser utilizadas para a fabricação de embalagens para alimentos como, por exemplo, bandejas e recipientes, assim como para a produção de peças para eletrodomésticos, tais como compartimentos para refrigeradores.
Os materiais são produzidos pela Heathland, unidade de reciclagem que integra o conglomerado da Trinseo, situada na Alemanha. A matéria-prima utilizada para a produção das resinas rPS é proveniente de resíduos pós-consumo previamente selecionados, um trabalho que faz parte das estratégias da Trinseo para a redução de 18% da pegada de carbono dos processos envolvidos, em comparação com a fabricação de produtos feitos com resina virgem.
O Instituto Fraunhofer realizou testes com as novas resinas recicladas contendo contaminantes, sendo o produto final fabricado a partir daí submetido à análise para verificar a eficiência da descontaminação executada por meio de tecnologias proprietárias da Trinseo.
“O poliestireno (PS) tem sido há muito tempo o material escolhido para várias aplicações de contato com alimentos, e estamos muito orgulhosos de ser os primeiros a lançar um poliestireno reciclado certificado para uso neste tipo de aplicação. Essa inovação tecnológica oferece aos nossos clientes uma escolha mais ampla de soluções sustentáveis, ajudando-os a atingir metas como as estabelecidas pelo Regulamento Europeu de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR)”, comentou Alain Minelli, diretor global de produtos e marketing da Trinseo.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: Shutterstock.
Continue por dentro dos temas do setor dos plásticos:
Nova lei promete fortalecer mercado de reciclagem no Brasil
A força do plástico sustentável no mercado automotivo brasileiro
#Trinseo #PlásticoIndustrial #PoliestirenoReciclado
Mais Notícias PI
Ao adquirir participação majoritária na Tecnomatiz, a alemã Albis amplia a sua atuação no mercado latino-americano e planeja ampliar o portfólio de plásticos de engenharia e elastômeros ofertados no mercado brasileiro.
19/08/2025
A gestão de projetos e engenharia são alguns dos temas da indústria de manufatura que compõem o escopo do livro, assim como orçamento e riscos.
19/08/2025
Empresa alemã vai divulgar na K o fornecimento de instalações completas para a moldagem por injeção, incluindo máquina injetora, molde e sistema de automação.
19/08/2025