Um acordo firmado entre o Instituto Brasileiro do PVC e a Universidade da Região de Joinville (Univille) (SC) permitiu a inserção de aulas sobre as características e utilização do poli(cloreto de vinila) (PVC) na grade curricular do curso de pós-graduação lato sensu em engenharia e tecnologia de materiais poliméricos.

Pós-graduação na Univille terá módulo sobre PVC e suas aplicações

O conteúdo fará parte de um módulo denominado “Tecnologia do PVC”, o qual consistirá em aulas a respeito das propriedades desse polímero, sua versatilidade, que possibilita o seu uso na fabricação de diferentes tipos de produtos rígidos ou flexíveis, entre outros assuntos como, por exemplo, aditivos para incorporação à sua cadeia polimérica e insumos para a confecção de artigos diversos feitos a partir do PVC.

 

O treinamento abrangerá ainda materiais compostos à base de PVC, blendas poliméricas e máquinas e equipamentos para o seu processamento. “Nosso objetivo é sempre proporcionar ao futuro profissional as informações mais qualificadas para que ele saia da universidade capacitado para fazer a diferença no mercado, principalmente na região de Joinville que é pólo transformador de materiais poliméricos”, comentou Yoná da Silva Dalonso, professora e pró-reitora de extensão e assuntos comunitários da universidade catarinense.

 

Segundo informações das entidades responsáveis pela criação do módulo, o treinamento será realizado semanalmente e ministrado por especialistas da área de plásticos. De acordo com elas, a grade curricular incluirá ainda temas como requisitos para a fabricação de itens em PVC, questões relacionadas à sua reciclagem e aspectos toxicológicos do material.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do instituto ou na página oficial da universidade. A seção Eventos da revista Plástico Industrial traz informações sobre cursos e congressos dessa área, ao passo que em Matéria-prima podem ser acessadas fichas técnicas sobre diversos tipos de plásticos.

 

Imagem: Pixabay

 

Conteúdo relacionado:

Interplast terá nova edição em 2022

Mais de 60 km de tubos de PVC formarão sistema de saneamento em SP

 

#InstitutoBrasileirodoPVC #Univille #PVC #Pós-Graduação #Plástico



Mais Notícias PI



Curso gratuito sobre plásticos no Colégio Técnico de Campinas

Instituição vinculada à Unicamp oferece treinamento presencial com duração de dois anos, ministrado nos períodos matutino e noturno. Professores do colégio comentaram sobre o conteúdo do curso e o tipo de público para o qual ele é recomendado.

20/02/2024


Cursos do setor dos plásticos têm inscrições abertas

A Afinko e a ABRE estão oferecendo treinamento sobre análise de falhas em peças plásticas e desenvolvimento de embalagens, respectivamente. O IAP possui curso sobre a resolução de problemas no processamento de preformas de PET.

14/02/2024


Curso on-line grátis. Gestão de produção industrial

A FM2S está oferecendo treinamento sobre gestão de operações no chão de fábrica e gerenciamento de equipes.

23/01/2024