Um acordo firmado entre o Instituto Brasileiro do PVC e a Universidade da Região de Joinville (Univille) (SC) permitiu a inserção de aulas sobre as características e utilização do poli(cloreto de vinila) (PVC) na grade curricular do curso de pós-graduação lato sensu em engenharia e tecnologia de materiais poliméricos.

Pós-graduação na Univille terá módulo sobre PVC e suas aplicações

O conteúdo fará parte de um módulo denominado “Tecnologia do PVC”, o qual consistirá em aulas a respeito das propriedades desse polímero, sua versatilidade, que possibilita o seu uso na fabricação de diferentes tipos de produtos rígidos ou flexíveis, entre outros assuntos como, por exemplo, aditivos para incorporação à sua cadeia polimérica e insumos para a confecção de artigos diversos feitos a partir do PVC.

 

O treinamento abrangerá ainda materiais compostos à base de PVC, blendas poliméricas e máquinas e equipamentos para o seu processamento. “Nosso objetivo é sempre proporcionar ao futuro profissional as informações mais qualificadas para que ele saia da universidade capacitado para fazer a diferença no mercado, principalmente na região de Joinville que é pólo transformador de materiais poliméricos”, comentou Yoná da Silva Dalonso, professora e pró-reitora de extensão e assuntos comunitários da universidade catarinense.

 

Segundo informações das entidades responsáveis pela criação do módulo, o treinamento será realizado semanalmente e ministrado por especialistas da área de plásticos. De acordo com elas, a grade curricular incluirá ainda temas como requisitos para a fabricação de itens em PVC, questões relacionadas à sua reciclagem e aspectos toxicológicos do material.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do instituto ou na página oficial da universidade. A seção Eventos da revista Plástico Industrial traz informações sobre cursos e congressos dessa área, ao passo que em Matéria-prima podem ser acessadas fichas técnicas sobre diversos tipos de plásticos.

 

Imagem: Pixabay

 

Conteúdo relacionado:

Interplast terá nova edição em 2022

Mais de 60 km de tubos de PVC formarão sistema de saneamento em SP

 

#InstitutoBrasileirodoPVC #Univille #PVC #Pós-Graduação #Plástico



Mais Notícias PI



Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


NPE 2024 promete impressionar visitantes após seis anos de intervalo

Suspensa por seis anos devido aos desdobramentos da pandemia de Covid-19, a National Plastics Exhibition (NPE), maior feira de plásticos dos Estados Unidos, estará de volta no periodo de 6 a 10 de maio, em Orlando, na Flórida, com uma programação planejada para impressionar seus visitantes.

26/03/2024


Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024