Estão abertas as inscrições para um programa de consultoria gratuita sobre eficiência energética em unidades fabris indicado para empresas do ramo de plásticos. Trata-se do programa PotencializEE – Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável –, que é coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e liderado pelo Ministério de Minas e Energia.
O projeto teve início este ano e tem como uma de suas premissas orientar empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para o processamento de resinas termoplásticas, por exemplo, sobre como otimizar o consumo de energia em seus processos produtivos. A consultoria abrange diagnósticos de operações industriais e recomendações para evitar o desperdício de recursos, entre outros fatores.
A promoção dos trabalhos de consultoria e a condução do atendimento a empresas de diversas regiões do Estado de São Paulo estão sendo realizadas em parceria com o Senai-SP. Rodolfo Pinheiro, supervisor de projetos e tecnologias da instituição, comentou que “os ganhos em eficiência energética permitem uma redução considerável da conta de energia, por isso cada vez mais empresas estão procurando o programa”.
Além disso, de acordo com Marco Schiewe, diretor do programa PotencializEE, está sendo notada “uma forte adesão de setores industriais que utilizam maquinário térmico em sua cadeia produtiva”. Em comunicado à imprensa, foi informado que o programa também tem como premissa facilitar o acesso a linhas de crédito.
Mais informações sobre como participar do programa podem ser obtidas aqui.
Imagens: Pixabay
Confira mais notícias:
Relatório aponta os rumos da manufatura inteligente nos próximos anos
Programa selecionará trabalhos com proposta de reduzir custos com energia em fábricas
#PotencializEE #EficiênciaEnergética #Senai #PI
Mais Notícias PI
A CTN desenvolveu dispositivos que conectam máquinas industriais e permitem a programação da execução de comandos, além da transmissão de dados provenientes da produção. O sistema é adaptável a máquinas injetoras.
12/08/2025
A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.
12/08/2025
Relatório setorial da ABIMO informa que a indústria de dispositivos médicos segue contratando e soma mais de 85 mil empregos diretos.
12/08/2025