Estão abertas as inscrições para um programa de consultoria gratuita sobre eficiência energética em unidades fabris indicado para empresas do ramo de plásticos. Trata-se do programa PotencializEE – Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável –, que é coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e liderado pelo Ministério de Minas e Energia.

 

Instituições divulgam vagas abertas em programa sobre redução de custos com energia em fábricas

O projeto teve início este ano e tem como uma de suas premissas orientar empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para o processamento de resinas termoplásticas, por exemplo, sobre como otimizar o consumo de energia em seus processos produtivos. A consultoria abrange diagnósticos de operações industriais e recomendações para evitar o desperdício de recursos, entre outros fatores.

 

A promoção dos trabalhos de consultoria e a condução do atendimento a empresas de diversas regiões do Estado de São Paulo estão sendo realizadas em parceria com o Senai-SP. Rodolfo Pinheiro, supervisor de projetos e tecnologias da instituição, comentou que “os ganhos em eficiência energética permitem uma redução considerável da conta de energia, por isso cada vez mais empresas estão procurando o programa”.

 

Além disso, de acordo com Marco Schiewe, diretor do programa PotencializEE, está sendo notada “uma forte adesão de setores industriais que utilizam maquinário térmico em sua cadeia produtiva”. Em comunicado à imprensa, foi informado que o programa também tem como premissa facilitar o acesso a linhas de crédito.

 

Mais informações sobre como participar do programa podem ser obtidas aqui.

 

 

Imagens: Pixabay

 

 

 

Confira mais notícias:

 

Relatório aponta os rumos da manufatura inteligente nos próximos anos

 

Programa selecionará trabalhos com proposta de reduzir custos com energia em fábricas

 

#PotencializEE #EficiênciaEnergética #Senai #PI



Mais Notícias PI



Automação de baixo custo é o foco da nova unidade da Igus no Brasil

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024


Máquina para soldagem a laser de plásticos é lançamento da Emerson

Equipamento proporciona soldagem livre de vibrações e é indicado para a união de peças plásticas com formato complexo para a área médico-hospitalar, indústria automotiva e de eletrodomésticos, entre outras.

04/06/2024