Os tutores de cães, gatos e de outros animais de estimação atualmente podem contar com uma variedade de produtos feitos em plástico para atender às necessidades de seus pets. Alguns dos mais comuns são potinhos e tigelas para acondicionamento de água ou alimentos, mas o material também está presente em embalagens para pet food e remédios, assim como em brinquedos e acessórios, entre outros. E tem muito mais vindo por aí.

Mercado de produtos para pet abre oportunidades para aplicação de plásticos na fabricação de itens

 

Um dos plásticos cujo uso está crescendo nessa área é a poliamida (PA), também conhecida pela marca comercial registrada Nylon, que é fornecida em diferentes versões e apresenta características adequadas à fabricação desses itens. Esse polímero pode ser utilizado na produção de objetos que requeiram alta resistência mecânica, no caso de recipientes e brinquedos que resistam a mordidas, por exemplo, ou que permitam uma conservação prolongada do sabor e aroma de alimentos, que seria uma ótima funcionalidade para embalagens.

 

E ainda no que diz respeito à fabricação de embalagens de produtos para pets, o uso de poliamida poderia proporcionar vantagens como resistência a rasgos, alta transparência, para embalagens com “janela”, além de resistência à variação de temperatura. Segundo Carlos Catarozzo, diretor da fornecedora de poliamidas UBE na América Latina, com matriz no Japão, esse tipo de plástico também é adequado para a produção de embalagens com capacidade para impedir que gases e/ou produtos químicos comprometam a conservação de nutrientes de pet food.

 

“Cada vez mais os animais de estimação são vistos como membros da família, e sua saúde e bem-estar são prioridades para seus donos”, comentou. E tendências de crescimento do ramo de produtos para pets, que vêm sendo pronunciadas desde antes do início da pandemia de Covid-19, também foram apontadas em um estudo divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). De acordo com o levantamento mencionado, foram identificadas tendências de aumento do consumo de produtos e serviços voltados para animais domésticos.

 

Quer saber mais sobre a poliamida? Confira a seção Matéria-prima e tenha acesso à ficha técnica deste e de outros plásticos.

 

Imagem: UBE

 

#Pets #Poliamida #Plásticos #UBE



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024


Desmoldante à base de água para rotomoldados

O produto semipermanente Mono-coat RM-7105W é recomendado para a desmoldagem de peças fabricadas com polietileno e outros polímeros.

26/03/2024