Os tutores de cães, gatos e de outros animais de estimação atualmente podem contar com uma variedade de produtos feitos em plástico para atender às necessidades de seus pets. Alguns dos mais comuns são potinhos e tigelas para acondicionamento de água ou alimentos, mas o material também está presente em embalagens para pet food e remédios, assim como em brinquedos e acessórios, entre outros. E tem muito mais vindo por aí.

Mercado de produtos para pet abre oportunidades para aplicação de plásticos na fabricação de itens

 

Um dos plásticos cujo uso está crescendo nessa área é a poliamida (PA), também conhecida pela marca comercial registrada Nylon, que é fornecida em diferentes versões e apresenta características adequadas à fabricação desses itens. Esse polímero pode ser utilizado na produção de objetos que requeiram alta resistência mecânica, no caso de recipientes e brinquedos que resistam a mordidas, por exemplo, ou que permitam uma conservação prolongada do sabor e aroma de alimentos, que seria uma ótima funcionalidade para embalagens.

 

E ainda no que diz respeito à fabricação de embalagens de produtos para pets, o uso de poliamida poderia proporcionar vantagens como resistência a rasgos, alta transparência, para embalagens com “janela”, além de resistência à variação de temperatura. Segundo Carlos Catarozzo, diretor da fornecedora de poliamidas UBE na América Latina, com matriz no Japão, esse tipo de plástico também é adequado para a produção de embalagens com capacidade para impedir que gases e/ou produtos químicos comprometam a conservação de nutrientes de pet food.

 

“Cada vez mais os animais de estimação são vistos como membros da família, e sua saúde e bem-estar são prioridades para seus donos”, comentou. E tendências de crescimento do ramo de produtos para pets, que vêm sendo pronunciadas desde antes do início da pandemia de Covid-19, também foram apontadas em um estudo divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). De acordo com o levantamento mencionado, foram identificadas tendências de aumento do consumo de produtos e serviços voltados para animais domésticos.

 

Quer saber mais sobre a poliamida? Confira a seção Matéria-prima e tenha acesso à ficha técnica deste e de outros plásticos.

 

Imagem: UBE

 

#Pets #Poliamida #Plásticos #UBE



Mais Notícias PI



Geração de empregos é destaque no setor de transformação de plásticos

Versão atualizada do “Perfil das indústrias de transformação e reciclagem de plásticos no Brasil” traz informações sobre os principais setores consumidores de resinas em 2023 e destaca a geração de 370 mil empregos pelo setor.

08/10/2024


A indústria às voltas com o tsunami de produtos chineses

Grupo que representa 13 setores industriais, incluindo a Abiplast, alerta para o risco da invasão de produtos chineses no mercado brasileiro, descrita como um “tsunami” e que pode causar o corte de cerca de 500 bilhões em investimentos nos próximos anos.

01/10/2024


Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024