Os tutores de cães, gatos e de outros animais de estimação atualmente podem contar com uma variedade de produtos feitos em plástico para atender às necessidades de seus pets. Alguns dos mais comuns são potinhos e tigelas para acondicionamento de água ou alimentos, mas o material também está presente em embalagens para pet food e remédios, assim como em brinquedos e acessórios, entre outros. E tem muito mais vindo por aí.

Mercado de produtos para pet abre oportunidades para aplicação de plásticos na fabricação de itens

 

Um dos plásticos cujo uso está crescendo nessa área é a poliamida (PA), também conhecida pela marca comercial registrada Nylon, que é fornecida em diferentes versões e apresenta características adequadas à fabricação desses itens. Esse polímero pode ser utilizado na produção de objetos que requeiram alta resistência mecânica, no caso de recipientes e brinquedos que resistam a mordidas, por exemplo, ou que permitam uma conservação prolongada do sabor e aroma de alimentos, que seria uma ótima funcionalidade para embalagens.

 

E ainda no que diz respeito à fabricação de embalagens de produtos para pets, o uso de poliamida poderia proporcionar vantagens como resistência a rasgos, alta transparência, para embalagens com “janela”, além de resistência à variação de temperatura. Segundo Carlos Catarozzo, diretor da fornecedora de poliamidas UBE na América Latina, com matriz no Japão, esse tipo de plástico também é adequado para a produção de embalagens com capacidade para impedir que gases e/ou produtos químicos comprometam a conservação de nutrientes de pet food.

 

“Cada vez mais os animais de estimação são vistos como membros da família, e sua saúde e bem-estar são prioridades para seus donos”, comentou. E tendências de crescimento do ramo de produtos para pets, que vêm sendo pronunciadas desde antes do início da pandemia de Covid-19, também foram apontadas em um estudo divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). De acordo com o levantamento mencionado, foram identificadas tendências de aumento do consumo de produtos e serviços voltados para animais domésticos.

 

Quer saber mais sobre a poliamida? Confira a seção Matéria-prima e tenha acesso à ficha técnica deste e de outros plásticos.

 

Imagem: UBE

 

#Pets #Poliamida #Plásticos #UBE



Mais Notícias PI



Menos produtos descontinuados na indústria

Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) apurou uma menor taxa de “descontinuação” de linhas de produtos na indústria, um sinal de recuperação das atividades.

26/05/2022


Impressora 3D é divulgada em feira

Equipamento conta com câmara ativamente aquecida e pode processar materiais como PA e PC.

24/05/2022


Mais aproveitamento na reciclagem de fios e cabos 

Empresa do ABC paulista desenvolveu maquinário que separa o material polimérico dos metais presentes em fios e cabos, garantindo, em alguns casos, 99,9% de pureza para o cobre obtido.

26/05/2022