A Artliber Editora lançou a primeira edição do livro Pequeno manual do náilon, de autoria de Marcos Araújo, Waldir Ferro, Hélio Wiebeck, Heloísa Zen e Giovanni Pioltini, que contempla os conceitos, características e processos dos mais diversos tipos de poliamidas disponíveis no mercado.
A obra traz informações completas sobre as propriedades específicas das poliamidas mais conhecidas, tais como a PA6 e PA66, além de outros polímeros da mesma família, como a 11, 12, 46, 610, MXD6, 6-3-T e 56.
Dividido em 10 capítulos, o livro expõe também informações completas sobre a aditivação de poliamidas (com agentes lubrificantes, desmoldantes, nucleantes, expansores e antioxidantes, entre outros) e sobre seus tipos de degradação (térmica, fotooxidativa, hidrolítica, induzida por metal). Além disso, são tratados detalhes do processamento por injeção desse material como a secagem, perfil de temperatura do cilindro, temperatura do bico no maquinário, contração e condições de moldagem.
O Pequeno manual do náilon contém 216 páginas, possui diversos gráficos e tabelas e aborda possíveis soluções para alguns típicos problemas de processo. No apêndice, uma tabela apresenta a identificação das poliamidas. O livro está disponível para compra, na versão física, no site da editora (www.artliber.com.br) pelo preço sugerido de R$ 86,00.
(Foto: Artliber Editora)
Mais Notícias PI
Durante a nova edição da paranaense Induspar, será realizada a Plastfair, feira de tecnologia para plásticos e embalagens.
06/06/2025
Evento está em sua quarta edição e terá em seu programa apresentações sobre materiais, normas, equipamentos para o processamento de bioplásticos e casos de sucesso relacionados ao uso desses materiais.
03/06/2025
Missão organizada pelo Think Plastic Brazil vai levar 21 representantes de empresas fabricantes de produtos plásticos para rodadas de negócios em Joanesburgo.
03/06/2025