A Associação Brasileira da Embalagem (ABRE) está promovendo cursos on-line que têm o desenvolvimento de embalagens como tema central. As inscrições estão abertas para treinamentos nos quais serão abordados tópicos sobre a criação de design que facilite a reciclagem de embalagens, redução de custos no desenvolvimento de embalagens e especificação de materiais, além de outros cursos com temas relacionados ao setor.

Entre os dias 10, 11 e 12 de março de 2026 será realizado o curso “Design para reciclagem”, o qual terá horários diferentes, um das 9h às 12h e outro das 19h às 21h. O curso será ministrado por André Kenji, engenheiro de materiais. Nas aulas serão abordados os conceitos de sustentabilidade e economia circular, o design circular versus a mitigação e os resíduos pós-consumo, além de assuntos que abrangem cases de sucesso, oportunidades e desafios da reciclagem.
Nos dias 8 e 9 de abril será realizado das 9h às 12h o curso “Redução de custos em embalagens: técnicas, desafios e soluções”, que será ministrado por Ricardo Sastre, pesquisador e consultor. Nas aulas deste curso serão abordados três níveis de soluções em projetos de embalagens (metadesign de embalagem), a análise de ciclo de vida como ferramenta para visualizar oportunidades, integração entre embalagem e produto, além de gestão de requisitos e de stakeholders.
Em 13 e 14 de maio acontece o curso “Especificações de materiais de embalagens”, das 9h às 12h, que será ministrado por Cristina Sartoretto, pesquisadora. Os participantes terão aulas sobre a importância da especificação de materiais, a cadeia de valor da embalagem, documentos relacionados ao desenvolvimento de embalagens, métodos de análise e manual de classificação de defeitos. Os temas abrangem ainda a embalagem refletida na especificação, sustentabilidade e inovação.
Mais informações podem ser obtidas nesta página da ABRE.
Imagem: ABRE/Divulgação.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Você também pode gostar de artigos técnicos sobre embalagens:
Bisfenol A (BPA) e as implicações do seu uso em embalagens para alimentos
Pesquisa visa desenvolver embalagens a partir do albedo da casca da laranja
Mais Notícias PI
A empresa do Grande ABCD adquiriu um reator de cinco toneladas e está prestes a iniciar uma linha de produção interna voltada para a fabricação de resinas de poliuretano (PU). A Amino também vai lançar novas resinas.
27/01/2026
Caminhos alternativos para contornar a tarifação norte-americana serão discutidos em webinar a ser promovido pelo Think Plastic Brazil.
27/01/2026
Em março a Escola LF vai realizar um curso sobre programação de robôs industriais utilizados na fabricação de peças plásticas.
27/01/2026