A holandesa colorFabb disponibiliza o stoneFill Moss Green, nome dado ao seu filamento de poli(ácido láctico) (PLA), um polímero de origem renovável, desenvolvido para que as peças fabricadas com ele tenham a aparência e textura de grama ou musgo, já na cor verde.

 

De acordo com informações da companhia, o novo filamento – da linha stoneFill – à base de biopolímero possui uma combinação de cargas específicas que proporciona um acabamento salpicado e aveludado  no componente impresso, atribuindo às peças fabricadas em impressão 3D a aparência de grama ou musgo. As características do material permitem que as superfícies das camadas se misturem, resultando em um acabamento fosco com linhas de camadas pouco visíveis.

 

 

A linha stoneFill, entretanto, não é novidade no portfólio da companhia, uma vez que ela já disponibiliza o Light Gray, Red Brick e Vibers PLA White, chamados pela colorFabb de "grades irmãos" do Moss Green, mesmo que este não remeta diretamente à aparência de pedra ou rocha (stone, em inglês).

 

Apesar do uso de carga, a holandesa garante que a impressão do material não é complicada e recomenda o uso do Moss Green em maquinário com leito aquecido entre 50 e 60 °C, temperatura de extrusão entre 195 e 220 °C, velocidade de impressão entre 40 e 100 mm/s e que seja desumidificado antes do seu processamento.

 

O material seria ideal, por exemplo, para impressão de modelos arquitetônicos residenciais ou comerciais, de paisagismo (árvores ou musgo em cima de montanhas e túneis), entre outros projetos. Sua compatibilidade e semelhança com outros filamentos da linha proporciona boas combinações, unindo as aparências de pedra, concreto ou tijolos com a da grama.

 

 

Além disso, a companhia fornece diversos tipos de filamentos tratados como "especiais" para impressão 3D pelo método FDM, tais como, por exemplo, o LW-PLA e o bronzeFill. Possui também filamentos com espumação ativa (agente expansor) e com brilho metálico, respectivamente, já mencionados anteriormente por Plástico Industrial.

(Fotos: colorFabb)


 

Conteúdo relacionado:

Filamentos com espumação ativa, brilho metálico e personalização

Peças plásticas impressas em 3D com acabamento de injetadas



Mais Notícias PI



Contêiner móvel é usado na triagem de plásticos coletados em rios

O SortX, desenvolvido pela Stradler em parceria com a empresa ambiental everwave, faz a triagem de resíduos próximos aos rios onde eles são coletados, impedindo que eles cheguem aos oceanos.

17/09/2024


Bioplástico 100% compostável é usado na fabricação de talheres

Linha de talheres e canudos recém-lançada pela Strawplast foi fabricada com polímero do portfólio da ERT Bioplásticos.

17/09/2024


Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.

Uma parceria entre a Schneider Electric e GR3N levou ao desenvolvimento de um sistema automatizado de reciclagem química de poli(tereftalato de etileno) (PET).

17/09/2024