A holandesa colorFabb disponibiliza o stoneFill Moss Green, nome dado ao seu filamento de poli(ácido láctico) (PLA), um polímero de origem renovável, desenvolvido para que as peças fabricadas com ele tenham a aparência e textura de grama ou musgo, já na cor verde.

 

De acordo com informações da companhia, o novo filamento – da linha stoneFill – à base de biopolímero possui uma combinação de cargas específicas que proporciona um acabamento salpicado e aveludado  no componente impresso, atribuindo às peças fabricadas em impressão 3D a aparência de grama ou musgo. As características do material permitem que as superfícies das camadas se misturem, resultando em um acabamento fosco com linhas de camadas pouco visíveis.

 

 

A linha stoneFill, entretanto, não é novidade no portfólio da companhia, uma vez que ela já disponibiliza o Light Gray, Red Brick e Vibers PLA White, chamados pela colorFabb de "grades irmãos" do Moss Green, mesmo que este não remeta diretamente à aparência de pedra ou rocha (stone, em inglês).

 

Apesar do uso de carga, a holandesa garante que a impressão do material não é complicada e recomenda o uso do Moss Green em maquinário com leito aquecido entre 50 e 60 °C, temperatura de extrusão entre 195 e 220 °C, velocidade de impressão entre 40 e 100 mm/s e que seja desumidificado antes do seu processamento.

 

O material seria ideal, por exemplo, para impressão de modelos arquitetônicos residenciais ou comerciais, de paisagismo (árvores ou musgo em cima de montanhas e túneis), entre outros projetos. Sua compatibilidade e semelhança com outros filamentos da linha proporciona boas combinações, unindo as aparências de pedra, concreto ou tijolos com a da grama.

 

 

Além disso, a companhia fornece diversos tipos de filamentos tratados como "especiais" para impressão 3D pelo método FDM, tais como, por exemplo, o LW-PLA e o bronzeFill. Possui também filamentos com espumação ativa (agente expansor) e com brilho metálico, respectivamente, já mencionados anteriormente por Plástico Industrial.

(Fotos: colorFabb)


 

Conteúdo relacionado:

Filamentos com espumação ativa, brilho metálico e personalização

Peças plásticas impressas em 3D com acabamento de injetadas



Mais Notícias PI



Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Resíduos orgânicos são transformados em filamentos para impressão 3D

O projeto europeu BARBARA foi desenvolvido para valorizar resíduos da indústria agroalimentar. O primeiro passo foi transformá-los em filamentos para manufatura aditiva.

27/02/2024


Covestro inaugura unidade para produzir anilina de base biológica

Insumo utilizado na produção do MDI, precursor do poliuretano, a anilina de base biológica vai contribuir para reduzir a pegada de carbono da cadeia de produção desse material.

20/02/2024