A Plastic Bank, com matriz no Canadá e subsidiária no Brasil, está promovendo programas de incentivo à reciclagem de plásticos retirados do oceano e à economia circular no País. Recentemente, David Katz, CEO da empresa, visitou um ponto de coleta de resíduos no município de Itaguaí, no Rio de Janeiro, o qual integra uma rede de recolhimento de materiais pós-uso/pós-consumo gerenciada pela companhia.


Além de conhecer o trabalho realizado na região – que consiste na participação de pessoas cadastradas em um programa que proporciona bonificações para quem recolhe resíduos –, o executivo, conforme foi informado à imprensa, comentou sobre questões que envolvem a reciclagem de plásticos e a economia circular, além dos desafios para impulsionar a reinserção de materiais na cadeia produtiva de resinas.


Para ele, para favorecer a economia circular, é necessário mudar a forma de pensar e planejar as ações que visam, por exemplo, combater o descarte incorreto de resíduos e a poluição no meio ambiente. “Continuamos a falar de mudanças climáticas, mas é de mudanças nos negócios que precisamos tratar”, ponderou. David também levantou a seguinte questão: “se cada plástico que vemos no oceano fosse facilmente trocado por cinco dólares, será que veríamos plásticos descartados nos mares?”. 

 

Planos de expansão dos programas de reciclagem

Uma das premissas da Plastic Bank é consolidar um ecossistema de economia circular alinhado com os conceitos de sustentabilidade no Brasil e na América Latina. O CEO da empresa comentou mais sobre este tema: “precisamos atuar em outros países da América Latina porque temos interesse em desenvolver modelos de negócios que envolvam a participação de empresas do setor de reciclagem de plásticos”.

 

No Brasil, a companhia promove esses e outros trabalhos desde 2019. De acordo com informações fornecidas à imprensa, os programas de coleta de resíduos realizados no País já contribuíram para o recolhimento de 4,7 milhões de quilos de plásticos. Atualmente, a empresa conta com 3.500 coletores cadastrados. 

 

No site da Plastic Bank estão disponíveis mais informações.

 

 

Imagens: Plastic Bank/Divulgação.

 

Mais notícias:

 

Trevo Reciclagem adere ao Pacto Global da ONU 

 

Aimplas transforma plásticos não biodegradáveis em biomateriais

 

Plástico reciclado na formulação de asfalto

 

#PlasticBank #Reciclagem #EconomiaCircular #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024