A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial (SENAI), anunciou a disponibilidade de R$ 16,8 milhões em recursos não reembolsáveis para apoiar até 70% do custo de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em indústria 4.0, por meio do programa Smart Factory.
Podem participar empresas fornecedoras de soluções tecnológicas para o setor industrial relacionadas ao conceito de indústria 4.0, o que inclui robôs autônomos e colaborativos, sensores, simuladores, sistemas de big data, inteligência artificial, computação em nuvem, manufatura aditiva (impressão 3D), comunicação entre máquinas, internet das coisas (IoT) e cibersegurança.
As empresas interessadas devem submeter os projetos junto aos Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI até dia 11 de novembro, por meio da Plataforma Inovação para a Indústria. As chamadas Smart Factory têm como objetivo dar apoio técnico e financeiro para projetos de PD&I com tecnologias que melhorem a produtividade de micro, pequenas e médias indústrias. O regulamento e as informações sobre a submissão de projetos podem ser acessados no link a seguir: https://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-industria/categoria/smart-factory-finep-senai/
Também é possível obter informações nos institutos SENAI de Inovação e/ou Tecnologia, cujos contatos podem ser encontrados aqui.
_______________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: TenPixels/Shutterstock
Leia também:
Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D
Mais Notícias PI
Nova norma vai padronizar o conceito de gêmeo digital, ajudando a reduzir divergências e acelerar a maturidade do mercado nacional desse tipo de tecnologia com alto potencial de uso industrial.
13/02/2026
A reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo movimentou R$ 4 bilhões no País em 2024, conforme mostrou um levantamento atualizado do Movimento Plástico Transforma.
13/02/2026
A fabricante de compostos e masterbatches Sāco AEI Polymers foi classificada como uma das melhores empresas avaliadas globalmente em desempenho de sustentabilidade.
13/02/2026