A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), anunciou a disponibilidade de R$ 16,8 milhões em recursos não reembolsáveis para apoiar até 70% do custo de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em indústria 4.0, por meio do programa Smart Factory.

 

Podem participar empresas fornecedoras de soluções tecnológicas para o setor industrial relacionadas ao conceito de indústria 4.0, o que inclui robôs autônomos e colaborativos, sensores, simuladores, sistemas de big data, inteligência artificial, computação em nuvem, manufatura aditiva (impressão 3D), comunicação entre máquinas, internet das coisas (IoT) e cibersegurança.

 

As empresas interessadas devem submeter os projetos junto aos Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI até dia 11 de novembro, por meio da Plataforma Inovação para a Indústria. As chamadas Smart Factory têm como objetivo dar apoio técnico e financeiro para projetos de PD&I com tecnologias que melhorem a produtividade de micro, pequenas e médias indústrias. O regulamento e as informações sobre a submissão de projetos podem ser acessados no link a seguir: https://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-industria/categoria/smart-factory-finep-senai/

 

Também é possível obter informações nos institutos SENAI de Inovação e/ou Tecnologia, cujos contatos podem ser encontrados aqui.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

Imagem: TenPixels/Shutterstock

 

Leia também:

 

Indústria deve retomar as aquisições de impressoras 3D

 

Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D

 

 



Mais Notícias PI



Bioplásticos. Novo levantamento aponta expansão do mercado global.

Melhoria de desempenho e desenvolvimento de novas aplicações estão fortalecendo o mercado dos plásticos de base biológica em nível global.

08/12/2025


DIN EN 18065:2025, um marco europeu para classificação e qualidade de plásticos reciclados

Ao padronizar informações e reduzir incertezas sobre qualidade e origem, a nova norma europeia aumenta a confiabilidade dos reciclados. No Brasil, poderá servir de apoio ao cumprimento do Decreto nº 12.688/2025, que estabelece, por exemplo, percentuais de 22% de material reciclado nas embalagens já em 2026.

08/12/2025


Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025