A European Bioplastics (EUBP) apresentou os resultados da pesquisa sobre o desenvolvimento do mercado de bioplásticos em 2025 durante a última conferência Europeia de Bioplásticos, realizada no início de dezembro. O estudo revela novos dados que confirmam a contínua expansão global da produção de plásticos de base biológica e seu papel crescente na transição para uma economia circular e sustentável.
Segundo o relatório, a capacidade global de produção de plásticos de base biológica deverá duplicar, passando de 2,31 milhões de toneladas em 2025 para aproximadamente 4,69 milhões de toneladas em 2030. Estes materiais representam atualmente cerca de 0,5% das 431 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente em todo o mundo. Este aumento reflete tanto a crescente procura do mercado como a inovação contínua do desempenho e das aplicações dos materiais.
Garrafas fabricadas com 100% de PE de base biológica
e 30% de PET de base biológica. Spectra Polymers.
Alternativas de bioplásticos estão agora disponíveis para quase todos os plásticos convencionais e suas aplicações. O relatório mostra que, devido ao forte desenvolvimento global de polímeros biodegradáveis e de base biológica, a exemplo dos polihidroxialcanoatos (PHA), do ácido polilático (PLA) e do polipropileno (bioPP), bem como ao crescimento constante do polietileno (bioPE), as capacidades de produção continuarão a aumentar significativamente nos próximos cinco anos.
Na Europa, o crescimento concentra-se particularmente em capacidades adicionais para a produção de bioPP, bioPE e PHA, o que mostra o foco estratégico da região na expansão de tecnologias-chave.
Os bioplásticos continuam a diversificar-se em vários setores, incluindo embalagens, têxteis e fibras, bens de consumo, automotivo e agricultura. Em 2025, as embalagens representaram o maior segmento de mercado, consumindo 41,3% (0,95 milhões de toneladas) da capacidade global de produção de bioplásticos – uma ligeira diminuição na participação em comparação com 2024. O segmento automotivo e de transportes continua a crescer e agora atinge 0,24 milhões de toneladas, representando 10,3% das aplicações.
O relatório também compara a capacidade de produção com a produção real. Em 2025, a indústria global de bioplásticos operou com uma taxa média de utilização de 72%, produzindo 1,67 milhão de toneladas de uma capacidade total de produção de 2,31 milhões de toneladas. Os níveis de utilização variam significativamente de acordo com o polímero, oscilando entre 28% e 100%, dependendo da maturidade da tecnologia e do desenvolvimento do mercado. Na Europa, a taxa de utilização é ligeiramente superior, de 73%.
Saiba mais sobre o desenvolvimento e a aplicação de polímeros biodegradáveis na seção Bioplásticos do portal da Plástico Industrial.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: European Bioplastics/Spectra Polymers
Leia também:
Mais Notícias PI
O Conselho Regional de Química IV Região (SP) segue com inscrições abertas para um curso sobre bioplásticos que acontece em novembro.
28/10/2025
Doutoranda da Universidade de Caxias do Sul (RS) desenvolveu um material plástico biodegradável composto por algas marinhas e grafeno.
23/09/2025
Unidade da Vioneo será construída na cidade de Antuérpia e produzirá PEBD a partir de metanol verde.
02/09/2025