A Clariter, empresa global dedicada à reciclagem química de resíduos plásticos, anunciou o desenvolvimento de uma linha de solventes ultrapuros, em parceria com a TotalEnergies Fluids, uma divisão do grupo belga TotalEnergies.

 

Os solventes ultrapuros são usados nos mercados farmacêutico, de cosméticos e outros altamente exigentes, que demandam produtos seguros, incolores, inodoros e insípidos que atendam a altos critérios de pureza.

 

O sucesso do projeto é resultado de uma colaboração de 18 meses entre a Clariter e a TotalEnergies Fluids em pesquisa e desenvolvimento. A Clariter utilizou a sua tecnologia proprietária inovadora de upcycling para transformar resíduos plásticos em solventes, ceras e óleos sustentáveis e de alta qualidade, enquanto a TotalEnergies Fluids converteu os materiais reciclados em solventes de altíssima pureza usando sua tecnologia Hydro-De-Aromatization (HDA) .

 

 

"Desenvolver produtos de alta qualidade a partir de resíduos plásticos é um triunfo para nosso trabalho conjunto de P&D", comentou Daria Frączak, diretora científica da Clariter. Já Didier Ribault, diretor de desenvolvimento de negócios de fluidos da TotalEnergies destacou a importância do projeto com relação à melhor destinação dos resíduos plásticos: “Esta nova tecnologia abre um amplo campo de soluções para ajudar nossos clientes industriais a descarbonizar sua indústria e se integra totalmente à nossa meta de comercializar 30% de solventes com baixo teor de carbono até 2030”.

 

 

 

Foto: TotalEnergies

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

 

Compostos com fibra de carbono poderão ser reciclados

 

Reciclagem de PMMA: um caminho de oportunidades

 

 

#Clariter

#TotalEnergies



Mais Notícias PI



Resinas de engenharia aprovadas em teste de trilhamento a 900 V

Materiais à base de policarbonato e blendas da NexPoint alcançaram o topo de desempenho previsto na norma UL 2597, garantindo parâmetros de segurança para o isolamento em aplicações elétricas de alta tensão.

22/09/2026


Kiefel traz ao mercado brasileiro termoformadora para pequenas escalas

Apresentada na Interplast, a KVD 82 atua com força de fechamento de 500 kN e é uma alternativa para transformadores que necessitam de flexibilidade na produção de embalagens termoformadas.

22/09/2026


Relatório técnico reafirma a adequação do poliestireno para embalagens alimentícias

A estabilidade química do polímero garante aplicação segura em embalagens e viabiliza processos de reciclagem mecânica e química.

22/09/2026