As empresas do ramo do plástico, consumidoras intensivas de energia, podem buscar informações a respeito da implementação de fontes de energia renovável em plantas industriais em um guia que foi desenvolvido pelas instituições que encabeçam o Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil.

 

Guia sobre implementação de fontes de energia renovável em ambiente industrial está disponível para download gratuito

O material, chamado “Guia de Fontes Alternativas de Energia”, pode ser baixado gratuitamente e é indicado para empresas de diferentes portes como, por exemplo, fabricantes de extrusoras e injetoras, bem como transformadores de resinas termoplásticas e/ou bioplásticos, fornecedores de resinas recicladas e de materiais compostos.

 

Em comunicado à imprensa, as partes responsáveis pelo lançamento do manual salientaram que uma das premissas deste trabalho é orientar pequenas e médias empresas que pretendem adotar o uso de sistemas e/ou processos produtivos que operem a partir de fontes de energia renovável, visando, assim, à preservação de recursos e redução de custos com energia elétrica, entre outros temas.

 

Segundo informações das instituições, o guia é composto por seções que versam sobre os benefícios proporcionados pela adoção de fontes de energia renovável no ambiente industrial, trazendo também recomendações que podem contribuir para que empresas que já estejam em processo de implementação dessas fontes consolidem seus projetos de forma assertiva.

 

O diretor do programa PotencializEE, Marco Schiewe, comentou mais sobre este assunto: “a escolha correta da fonte de energia alternativa é fundamental para o sucesso de um projeto de eficiência energética. Trata-se de conceitos que abrangem a redução de impacto no meio ambiente, que é o principal objetivo do nosso programa”.

 

Interessados no guia podem obter mais informações pelo e-mail contato@programa-potencializee.com.br.

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Leia também:

 

Logística reversa é tema de manual

 

Centro em prol da economia circular

 

#PotencializEE #EnergiaRenovável #Usinagem #PI



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024