Acontece no próximo dia 17, em Lisboa (Portugal), o Plastics Summit, um evento internacional que vai tratar das questões associadas ao mercado de plásticos sob a perspectiva das políticas de sustentabilidade.

 

O evento é organizado pela Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (Apip), com a participação da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast)/Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) , Associação Espanhola da Indústria de Plásticos (Anaip) e Associação Mexicana da Indústria de Plásticos (Anipac). Seu principal objetivo é promover uma visão sustentável para a cadeia de produção dos plásticos, chamando a atenção para as questões climáticas e relacionadas à saúde do planeta que têm estreita relação com a cadeia de valor dessa indústria..

 

A proposta é promover um fórum de ideias que tem por objetivo apresentar soluções de amplo espectro e propostas de engajamento para a cadeia de valor dos plásticos em torno dos objetivos de proteção ao meio ambiente e ao clima, estimulando o comprometimento dos atores envolvidos.

 

O Plastics Summit será realizado no Centro de Exposições e Congressos de Lisboa (FIL), tendo como temas dos painéis principais:

 

- A efetividade de medidas regulatórias aplicadas à cadeia de valor dos plásticos. Reflexões sobre a sua elaboração, implementação e monitoramento.

 

- Poluição dos oceanos: as reais causas. Efetividade das soluções atuais e desafios para o futuro.

 

- Meios de evitar o greenwashing (termo em inglês usado para descrever a prática de ações supostamente de ambientalmente responsáveis, mas que não são realmente efetivas).

 

- Objetivos globais para neutralidade de carbono: a trajetória da indústria de plásticos rumo à descarbonização. Cidadania climática e saúde planetária.

 

Entre os palestrantes estão autoridades, executivos de empresas do setor e representantes de instituições com reconhecida atuação na promoção da sustentabilidade no setor de plásticos de diferentes nacionalidades.

 

A programação detalhada, assim como a lista de participantes e seus currículos podem ser vistas aqui.


 

Leia também:

 

Biopolímeros e sustentabilidade serão tema de evento internacional

 

Polímeros e sustentabilidade serão temas de MBA


 

#PlasticsSummit



Mais Notícias PI



Decreto dos plásticos. Afinko lança pacote de serviços para apoiar transformadores e recicladores na adequação.

Com a extensão das metas de logística reversa e conteúdo reciclado para pequenas e médias empresas a partir de julho, laboratório paulista lança pacote de serviços de ensaios e consultoria técnica para apoiar transformadores, recicladores e proprietários de marcas a comprovar a rastreabilidade e garantir conformidade com as novas regras.

11/06/2026


Novo aditivo viabiliza uso de até 100% de PET reciclado na linha de produção

A Additiva anunciou a comercialização de um extensor de cadeia que recupera a viscosidade do fundido e a estabilidade de diferentes materiais plásticos. No caso do PET, recupera propriedades e permite o uso de 100% de material reciclado em linhas de fabricação de novos produtos.

02/06/2026


Restrições ao BPA impulsionam o desenvolvimento de novos materiais

Iniciativa europeia avalia 80 matérias-primas e projeta o uso de insumos de base biológica para viabilizar alternativas funcionais às resinas epóxi convencionais em superfícies de contato direto com alimentos.

02/06/2026