A austríaca Starlinger, com subsidiária brasileira em Holambra (SP), anunciou a decisão favorável da justiça chinesa no processo que movia contra fabricantes chineses de máquinas e também alguns de seus clientes, por violação de direitos de patente.

O objeto da ação judicial é uma réplica da linha de fabricação ad*starKON (foto à direita), desenvolvida pela Starlinger para a produção de sacos plásticos de alta resistência comercializados sob a marca “AD*STAR” e caracterizados por um peso de embalagem particularmente baixo: um saco de cimento com capacidade para 50 quilos tem um peso líquido médio de 75 gramas.

 

Muitos fabricantes de embalagens, especialmente na Ásia, usam essas máquinas para fabricar os sacos com válvula de fundo AD*STAR (foto à equerda) feitos com fita de polipropileno (PP) para as indústrias de cimento e construção, e também para outros produtos sólidos a granel, incluindo químicos granulados.

 

O acordo extrajudicial foi alcançado após um longo processo perante um tribunal civil e um tribunal especializado em propriedade intelectual na China. Os fabricantes de máquinas em questão confirmaram as violações de patentes e cessaram imediatamente a produção e as vendas das máquinas copiadas. Os clientes desses fabricantes também podem ser processados, pois, como compradores e usuários de máquinas copiadas, eles também são considerados infratores de patentes.

 

“Só se copia o melhor, como diz o ditado. No entanto, isto não constitui grande consolo se tiver consequências econômicas para fabricantes de máquinas inovadoras como nós”, afirmou Harald Neumüller, da Starlinger. “Com essa vitória não estamos apenas nos protegendo do plágio, mas também protegendo nossos clientes e os mercados onde eles vendem produtos de alta qualidade fabricados em nossas máquinas”, acrescentou.

 

A empresa possui um setor de pesquisa e desenvolvimento bastante atuante e informou que, devido ao plágio, novas tecnologias têm de ser lançadas no mercado cada vez mais rapidamente para manter a liderança tecnológica.

 

 

______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________

 

 

Imagens: Starlinger

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício

 

Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.

 



Mais Notícias PI



Multipet amplia a produção de sopradoras

Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.

09/09/2025


Produção de embalagens flexíveis segue estável frente aos desafios do cenário econômico

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.

02/09/2025


Setor de resinas tem recuperação expressiva em 2025

Informações divulgadas pela Adirplast apontam aumento das vendas nos primeiros sete meses deste ano. Empresários e especialista no setor afirmam que crescimento do consumo pode não ser sustentável

04/09/2025