O Instituto Avançado do Plástico (IAP) (São Bernardo do Campo, SP) abriu inscrições para quatro de seus cursos on-line, os quais também podem ser realizados in loco. Os temas dos cursos, que serão mencionados a seguir, se dividem em manutenção de injetoras, transformação do poli(tereftalato de etileno) (PET), colorimetria e os principais fundamentos dos materiais plásticos.


Manutenção preditiva de máquinas injetoras: a programação deste treinamento inclui módulos sobre operações de reaperto geral após as primeiras 400 horas, bem como sessões nas quais são abordadas as operações de manutenção a cada 800, 4.000 e 6.000 horas de operação de máquinas injetoras. Serão ministradas aulas sobre diversos assuntos como, por exemplo, verificação da corrente da altura do molde, inspeção das porcas de tirantes e de mangueiras, análise de resistências do sistema de câmara quente, verificação do paralelismo das placas e revisão do motor elétrico.


PET – processamento: neste curso serão ministradas aulas sobre as principais tecnologias utilizadas para a fabricação de produtos feitos de PET, características do processo de sopro para a confecção de garrafas carbonatadas e garrafas heat-set, com enchimento a quente, e detecção de eventuais anomalias que possam ocorrer durante o processamento do PET. Também serão abordadas as características técnicas de equipamentos para extrusão de filmes plásticos e de placas com espessura fina, assim como produção de filmes bi-orientados e aproveitamento de aparas de PET provenientes de processos produtivos.


Aprendendo tudo sobre plásticos: este treinamento reúne conteúdo sobre variados temas ligados à indústria de transformação de resinas e à ciência de materiais, tais como o conceito de polímeros, o processo de polimerização, peso molecular de polímeros, características de homopolímeros e copolímeros, e também conteúdo sobre termoplásticos e termofixos. Além disso, os participantes terão acesso a aulas sobre plásticos amorfos e semicristalinos, ensaios para avaliação de propriedades de matérias-primas e aditivos, entre outros.


Colorimetria aplicada aos plásticos: o que é cor, sua aparência, efeito circundante e ilusão de óptica são alguns dos temas abordados neste treinamento, que abrange também a teoria da cor. A programação do curso inclui módulos sobre avaliação visual de cores, tom, saturação, faixa de comprimento de onda, temperatura de cor e curvas espectrais. Nas aulas serão abordados ainda assuntos relacionados aos sistemas de ordenação de cores, às coordenadas de cromaticidade e tolerâncias colorimétricas.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 98566-8803 e pelo e-mail treinamentos@planetaplastico.com.br. 


 

Imagens: Freepik

 

Leia também:

 

Guia de transformadores de resinas plásticas por injeção

 

Pesquisa visa desenvolver embalagens a partir do albedo da casca da laranja

 

Extrusão direta de PVC rígido sem a produção de mistura seca

 

#IAP #CursosOnLine #InCompany #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Induspar 2025 terá evento paralelo dedicado ao setor de plásticos

Durante a nova edição da paranaense Induspar, será realizada a Plastfair, feira de tecnologia para plásticos e embalagens.

06/06/2025


Bioplastics Brazil, o encontro da cadeia de plásticos de origem renovável

Evento está em sua quarta edição e terá em seu programa apresentações sobre materiais, normas, equipamentos para o processamento de bioplásticos e casos de sucesso relacionados ao uso desses materiais.

03/06/2025


Inovação em embalagens é tema de workshop

Workshop promovido pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e on-line vai discutir conceitos, tecnologias e cases de inovação no setor.

26/05/2025