A Mitsubishi Chemical Advanced Materials (MCAM), com unidade brasileira em Atibaia (SP), aperfeiçoou a sua linha de materiais de alto desempenho KyronMAX com o lançamento de versões 20% mais leves e de 20 a 50% mais resistentes mecanicamente. Os novos grades chegam a apresentar resistência à tração acima de 61.000 psi (420 MPa) e módulo acima de 6.300.000 psi (43,5 GPa).

Um dos materiais, formulado com reforço de fibra de carbono, é candidato à substituição de metais na fabricação de componentes moldados por injeção, especialmente na indústria automobilística.

A linha de materiais é formulada com base em diferentes polímeros, incluindo PA, PC, PPS e PEEK. Eles podem ser usados também em processos de manufatura aditiva.

As formulações podem ser personalizadas de acordo com os requisitos do projeto em questão, de modo a apresentar a mais alta resistência em peças complexas.

De acordo com informações da empresa, os materiais da linha superam limitações associadas aos compostos reforçados com fibras longas (LFT), possibilitando a produção de peças não só resistentes, mas também mais leves (75% mais leves que o aço e 50% mais leves que o alumínio).

Dados comparativos de propriedades como capacidade de carga, estabilidade dimensional, resistência ao impacto, resistência a intempéries e flamabilidade estão disponíveis no site, em tabelas que apontam, em alguns casos, que formulações de PA ou PEEK podem apresentar resistência mais elevada do que a do aço ou do alumínio.

 

Foto: MCAM

 

Conteúdo relacionado:


Materiais do interior do veículo passam a ser mais relevantes

POM com baixa emissão de formaldeído



Mais Notícias PI



Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024


Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024


Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024