A Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) está lançando o Ciclo de Programas Interlaboratoriais 2022, que consiste em avaliações da qualidade dos ensaios realizados por laboratórios da indústria, de instituições de pesquisa e de agências reguladoras.

 

Para participar, empresas e instituições devem inscrever os seus equipamentos de ensaio no programa, de modo que eles possam ser avaliados por especialistas da ABPol. O objetivo dos PIs é garantir a exatidão dos equipamentos, assegurando assim a qualidade dos resultados obtidos e a interpretação dos mesmos, tanto no ambiente industrial como acadêmico.

 

A participação de laboratórios já acreditados pelo Inmetro é compulsória, e seu desempenho adequado é solicitado nas auditorias de renovação do escopo laboratorial. Porém, não somente para laboratórios acreditados, a participação nos PIs é importante para qualquer laboratório que utiliza seus equipamentos frequentemente, para as mais diversas aplicações.

 

Sigilo na avaliação

 

Os resultados individuais de cada laboratório/equipamento são totalmente sigilosos, servindo como indicativo do desempenho de um determinado equipamento perante os demais. Outra vantagem de participar dos PIs é que, para determinadas análises, as amostras utilizadas poderão servir como referência para averiguação do equipamento ao longo de um período.

 

A ABPol é pioneira no lançamento de programas interlaboratoriais no Brasil, a exemplo do que ocorreu com os PI de Espectroscopia no Infravermelho (FTIR), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Resistência ao Impacto, Termogravimetria (TG) e Tempo de Indução Oxidativa (OIT). Esse pioneirismo é função de solicitações da Comunidade Brasileira de Polímeros.

 

O ciclo de dos programas interlaboratoriais deste ano contempla os seguintes ensaios:


 

 

O investimento por equipamento varia entre R$ 500 e R$ 1.200,00, havendo desconto de 10% sobre o valor total para empresas que participem com dois ou mais equipamentos.

 

A data limite para as inscrições de equipamentos é 11 de outubro. Mais informações podem ser obtidas aqui.


 

Imagem: Testalize.me / Unsplash


 

Conteúdo relacionado:

 

Prevenção de riscos em operações com injetoras

 

Nanocompósitos poliméricos, ciência e manufatura


 

#ABPol



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024