Começa no próximo mês uma nova grade de cursos sobre análise de polímeros que serão realizados pela Afinko em formato presencial, em São Carlos (SP). Estão abertas as inscrições para treinamentos que terão como tema central as análises térmicas e de falha de polímeros, e também a caracterização mecânica desses materiais, de acordo com a programação elaborada pela instituição.

 

No dia 12 de julho de 2023 será realizado o curso “Análises térmicas: DSC e TGA”, no qual serão abordados temas como as principais aplicações de DSC, o que vai incluir aulas sobre identificações, contaminações, tensões e cristalinidade, além das principais aplicações de TG, em que também serão abordados tópicos a respeito de estabilidade térmica, decomposição e mistura de materiais, quantificação de cargas inorgânicas e de negro de fumo. Os participantes também terão acesso a informações sobre casos reais. A carga horária prevista para este curso é de cinco horas.


Em 13 de julho de 2023 será realizado o treinamento “Análise de falhas em peças poliméricas”, com carga horária prevista de sete horas. Estão programadas aulas sobre os conceitos básicos dos polímeros, em que será feita uma revisão acerca desses materiais, e também a respeito das técnicas de caracterização, abrangendo uma introdução aos conceitos das técnicas de FTIR, DSC, TG, MEV, GC-MS e Reometria Capilar. O conteúdo programático para este curso inclui também exemplos de aplicações e estudos de casos reais.

 

 

Curso de caracterização mecânica em outubro

 

A Afinko programou para o dia 25 de outubro de 2023 o curso “Caracterização mecânica: tração, flexão e impacto”, que será realizado presencialmente em São Carlos (SP). Neste treinamento será feita uma introdução ao tema principal e serão fornecidas informações sobre a influência das características dos materiais nas suas propriedades mecânicas. Nas aulas também serão abordadas as principais técnicas de caracterização mecânica, estudos de casos e os requisitos para a seleção de materiais. 

 

No site da Afinko podem ser obtidas mais informações.

 

Imagem: Freepik.

 

Leia também:

 

Plásticos Karina lança linha de biopolímeros compostáveis

 

Plasma atmosférico como auxiliar na transformação de resinas recicladas

 

Métodos de ensaio em linha para a supervisão da formulação de resinas

 

#Afinko #Cursos #Polímeros #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Curso gratuito sobre plásticos no Colégio Técnico de Campinas

Instituição vinculada à Unicamp oferece treinamento presencial com duração de dois anos, ministrado nos períodos matutino e noturno. Professores do colégio comentaram sobre o conteúdo do curso e o tipo de público para o qual ele é recomendado.

20/02/2024


Cursos do setor dos plásticos têm inscrições abertas

A Afinko e a ABRE estão oferecendo treinamento sobre análise de falhas em peças plásticas e desenvolvimento de embalagens, respectivamente. O IAP possui curso sobre a resolução de problemas no processamento de preformas de PET.

14/02/2024


Curso on-line grátis. Gestão de produção industrial

A FM2S está oferecendo treinamento sobre gestão de operações no chão de fábrica e gerenciamento de equipes.

23/01/2024