A Kuka Roboter, fabricante alemã de robôs com subsidiária em São Bernardo do Campo (SP), desenvolveu uma série de equipamentos projetados para ambientes e linhas de produção que necessitem manter um alto nível de higiene, como salas limpas, por exemplo.

 

 

A companhia iniciou este ano com o lançamento da sua linha Kuka HO (Hygienic Oil) – que utiliza lubrificantes NSF H1 – destinada para aplicações com potencial contato acidental com alimentos in natura e/ou já processados. A lubrificação dos robôs que compõem essa linha é feita tanto nos eixos quanto nos cabos de energia.

 

Segundo informações da empresa, os novos robôs com a categoria Hygienic Oil abrangem as famílias KR Agilus, KR Cybertech e KR Cybertech nano, KR Iontec, KR Quantec e KR Quantec PA, o que possibilita a manipulação de cargas úteis entre 6 e 240 kg e alcances de trabalho de 900 a 3.200 mm. Além disso, contam com um design desenvolvido para facilitar a descontaminação e possuem proteção IP 67 em seu manípulo, permitindo o seu uso em áreas limpas.

 

Eem 2021 a Kuka lançou no Brasil o robô higiênico Delta HM (Hygienic Machine) desenvolvido particularmente para o manuseio de pequenas peças e para áreas higienicamente sensíveis, sendo ideal para as funções de manipulação em geral e aplicações de pick and place de alta velocidade. Ele também possui certificação IP 67, contra pó e umidade, e pode ser higienizado sob alta pressão, com produtos de limpeza alcalinos ou ácidos, além de possuir certificações internacionais.

(Foto: Kuka Roboter)


 

Conteúdo relacionado:

Projeto de inteligência artificial integra injetoras de diferentes fabricantes

Investimento em projetos de indústria 4.0



Mais Notícias PI



Plataforma simplifica programação de robôs industriais

A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.

25/11/2025


Ferramenta de acesso remoto em versão industrial

Novo recurso do sistema TeamViewer foi desenvolvido para atender a demanda industrial de tecnologia operacional (TO) com mais segurança de dados.

18/11/2025


Edital de R$ 1,05 milhão vai selecionar projetos de tecnologias 4.0 na indústria

A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.

11/11/2025