A Kuka Roboter, fabricante alemã de robôs com subsidiária em São Bernardo do Campo (SP), desenvolveu uma série de equipamentos projetados para ambientes e linhas de produção que necessitem manter um alto nível de higiene, como salas limpas, por exemplo.

 

 

A companhia iniciou este ano com o lançamento da sua linha Kuka HO (Hygienic Oil) – que utiliza lubrificantes NSF H1 – destinada para aplicações com potencial contato acidental com alimentos in natura e/ou já processados. A lubrificação dos robôs que compõem essa linha é feita tanto nos eixos quanto nos cabos de energia.

 

Segundo informações da empresa, os novos robôs com a categoria Hygienic Oil abrangem as famílias KR Agilus, KR Cybertech e KR Cybertech nano, KR Iontec, KR Quantec e KR Quantec PA, o que possibilita a manipulação de cargas úteis entre 6 e 240 kg e alcances de trabalho de 900 a 3.200 mm. Além disso, contam com um design desenvolvido para facilitar a descontaminação e possuem proteção IP 67 em seu manípulo, permitindo o seu uso em áreas limpas.

 

Eem 2021 a Kuka lançou no Brasil o robô higiênico Delta HM (Hygienic Machine) desenvolvido particularmente para o manuseio de pequenas peças e para áreas higienicamente sensíveis, sendo ideal para as funções de manipulação em geral e aplicações de pick and place de alta velocidade. Ele também possui certificação IP 67, contra pó e umidade, e pode ser higienizado sob alta pressão, com produtos de limpeza alcalinos ou ácidos, além de possuir certificações internacionais.

(Foto: Kuka Roboter)


 

Conteúdo relacionado:

Projeto de inteligência artificial integra injetoras de diferentes fabricantes

Investimento em projetos de indústria 4.0



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos

Empresa paulista compartilha informações sobre testes feitos internamente com agentes expansores para PVC.

16/04/2024